Services
Sobre Correios > Sustentabilidade > Vertente ambiental > Redução de gases do efeito estufa

Redução de gases do efeito estufa

Preocupados com a saúde da população, com a qualidade de vida do planeta e com as mudanças climáticas, os Correios realizam as seguintes ações para mitigar e/ou compensar a emissão de CO2 geradas pela empresa na execução de suas atividades administrativas e operacionais:

Viveiro Ambiental

Promove a produção de aproximadamente 3 mil mudas de árvores/ano nos viveiros localizados nas diretorias regionais de Minas Gerais e Rio de Janeiro. As mudas de árvores são utilizadas para minimizar os impactos ambientais gerados, principalmente, pela frota de veículos da empresa, além de serem distribuídas em eventos realizados internamente pelas Diretorias Regionais e, também, pela Administração Central.

Plantio de Árvores

Em 2010, os Correios assumiram o compromisso de plantar, até 2012, um total de 110 mil mudas de árvores, número que representava a totalidade de empregados da empresa e como forma de agradecimento à sociedade e aos empregados da ECT que apoiam a campanha "Papai Noel dos Correios". A ação denominada "Desafio Ambiental” superou a meta proposta realizando o plantio de 118.123 mudas de árvores em todo território nacional.

Apesar do fim do Desafio Ambiental, as diretorias regionais dos Correios continuam plantando mudas, voluntariamente. Em 2013, foram plantadas mais de 1.300.

Veículo Elétrico de Calçadão - VEC

Equipamento movido a bateria recarregável, especialmente desenvolvido para acessar regiões centrais onde veículos normais têm dificuldade de estacionar. Cada VEC está sendo utilizado para entregar e coletar encomendas, no peso de até 900 Kg (ou volume de 2.200 litros), nos calçadões de áreas centrais das cidades de Curitiba/PR e Porto Alegre/RS.

Veículos Elétricos

Dois carros elétricos estão sendo testados nos Correios. Um em Brasília e outroem Curitiba. Ainiciativa é uma parceira com a montadora Renault. São dois carros modelo Kangoo ZE com emissão zero de gás carbônico.  

Outro teste pioneiro usando motos elétricas foi realizado nos Correios em 2013.

Videoconferência Corporativa

Esta ferramenta permite a realização de eventos a distância e com transmissão simultânea de áudio e vídeo, promovendo o contato entre interlocutores que estejam em locais diferentes. Com isso, há uma redução dos custos de viagens, que resultam, principalmente, em ganhos de produtividade e na redução de emissão de gases efeito estufa, provenientes da diminuição de aquisição de passagens aéreas para deslocamento de participantes.

International Post Corporation (IPC)

Foi firmada a adesão voluntária dos Correios ao Programa Global de Redução de Emissão de Carbono no Setor Postal, coordenado pela International Post Corporation (IPC), com sede em Bruxelas (Bélgica), que visa a redução de 20% nas emissões de carbono até 2020. A adesão foi feita pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20. Os Correios do Brasil tornaram-se o primeiro operador latinoamericano a integrar o programa.