Services
Sobre Correios > A empresa > História > História das marcas dos Correios

História do SEDEX

SEDEX: Sinônimo de Encomenda Expressa

A inovação foi lançada no início da década de 1980, elevando os Correios ao patamar de grande empresa. O SEDEX é líder absoluto do segmento de remessas expressas no Brasil, percorrendo um longo caminho para chegar a esta posição.

Líderes no mercado de encomendas no Brasil, alvo de elevada confiança dos consumidores, os Correios se destacam pelos serviços prestados. O SEDEX é símbolo de encomenda expressa e sua evolução durante os anos demonstra o sucesso do serviço.

Poucos sabem, mas março de 1982 foi o mês de lançamento do Serviço de Encomenda Expressa Nacional - SEDEX, na linha de serviços dos Correios.

As origens do SEDEX remontam às encomendas SERCA – Serviço de Correspondência Agrupada. E nasceu da necessidade de se ter uma forma eficiente de encaminhar encomendas, principalmente as que ultrapassavam as dimensões do SERCA, com a urgência que demandavam.

Assim, surgiu o SEDEX, com a premissa de entrega de encomendas com até 5 kg, em domicílio, nas principais cidades do país, com o prazo máximo de 24 horas. Proposta inédita, até então, no País.

Os anos 1980 foram decisivos para que o SEDEX se firmasse como o serviço de encomendas expressas mais utilizado no país, devido a sua formatação, facilidades e segurança.

Em 1987, cinco anos após a criação do serviço, foram postadas milhões de encomendas pelo SEDEX, mostrando a grande receptividade dos usuários. A evolução e expansão do serviço eram notáveis, com a possibilidade da postagem de encomendas com até 20 kg, de qualquer localidade do país.

A partir de 1990, verificou-se um crescimento acentuando do SEDEX - sempre acima dos concorrentes - aumentando o número de objetos postados e distribuídos. O SEDEX ainda mantém a preferência de grande parte da população que utiliza o serviço de entrega expressa.

Os anos 2000 trouxeram mais membros a família SEDEX, ampliando, assim, a abrangência do serviço, alcançando inclusive o mercado eletrônico. Posteriormente, o limite de peso da encomenda a ser enviada pelo SEDEX passou a ser de 30 kg, mantido até hoje.

O e-SEDEX, serviço destinado exclusivamente à remessa de encomendas originadas do comercio eletrônico, foi colocado em operação em outubro de 2000. Neste mesmo ano, os objetos foram distribuídos com 99,2% de pontualidade.

Em 17 de setembro de 2001, foi lançada mais uma modalidade do serviço, o SEDEX 10, que se converteu em sucesso da marca, com grande apelo junto aos clientes. O SEDEX 10 garante a entrega da remessa até às 10 horas da manhã do dia posterior ao da postagem.

20 anos após o lançamento do SEDEX, foi registrada a marca recorde de objetos distribuídos pelo serviço, resultado de uma marca consolidada.

A família SEDEX recebeu mais dois novos produtos, em 2004. SEDEX Hoje, com entrega garantida no mesmo dia da postagem, e o SEDEX Mundi, atuação internacional do serviço.

O SEDEX comemorou 25 anos, em 2007, renovando o compromisso com a qualidade dos serviços expressos. Ainda, naquele ano, foi lançada a Logística Reversa, ferramenta complementar de pós-venda. Agregada aos serviços de encomendas, auxilia os processos de devolução e troca de produtos, com conforto e rapidez.

A primeira década dos anos 2000 fechou com saldo positivo para o SEDEX, crescimento e ampliação das modalidades, sempre em sintonia com as necessidades do mercado.

A publicidade do SEDEX, em todos estes anos, traduz o objetivo do serviço. Presente em todo o território nacional, chegando a todos os municípios brasileiros, o slogan do SEDEX é "Mandou, Chegou." Afinal, SEDEX vai até onde ninguém vai. E vai mesmo!

Ao longo desses anos, o serviço demonstra seu sucesso no segmento de encomendas expressas nacionais, tendo a velocidade, a confiabilidade e a capilaridade como atributos mais valorizados pelo mercado.

O SEDEX chega aos 30 anos em 2012 mantendo os atributos que fazem desse serviço líder de mercado, com a mesma vitalidade de uma ideia vencedora. Ao mesmo tempo, renova o compromisso de entregar novas soluções, negócios, alegria, mensagens e beleza com qualidade e confiança em todos os cantos do Brasil.

 

Curiosidades

O SEDEX entrega diversos tipos de encomendas, algumas um tanto quanto inusitadas. Como por exemplo, o transporte e a entrega de Sêmen Bovino a criadores de gado do Brasil. A parceria agilizou com segurança a entrega para muitos clientes, que é feita por meio de botijões especiais.

Outras focadas na área social, como o transporte do teste do pezinho, de cidades onde não tinham laboratório para a análise em outra. E o projeto Cartório 24 horas, onde o usuário solicita suas certidões pela internet e caso queira, são entregues em casa pelo SEDEX.

 

Confira a cronologia

1982
Implantação, em março, do Serviço de Encomenda Expressa Nacional – SEDEX – com o prazo de entrega de 24 horas entre as principais cidades do país. Com coleta e entrega em domicílio, e postagens em agências de encomendas com até 5 kg.

1983
A receptividade do SEDEX pelos consumidores foi grande. Tanto que, somente em 1983, foram postadas 144% mais encomendas, em comparação a 1982.

1984
O Serviço de Encomenda SERCA – Serviço de Correspondência Agrupada - é incorporado ao SEDEX, atingindo o crescimento de 38,8% do setor.

1987
O SEDEX evoluiu e já permitia postagens de encomendas com até 20kg e para qualquer localidade do país. Novamente, houve aumento no volume de postagens, reflexo de vantagens como a agilidade da entrega, coleta e entrega domiciliares, e para clientes Pessoas Jurídicas com contrato era possível o faturamento mensal.

1989
Buscando atender necessidades do mercado foram criadas outras modalidades para o SEDEX, como o SEDEX a cobrar. Era possível o envio de encomendas com até 25 kg.

1993
Foi implantado o Disque SEDEX para solicitar coleta das encomendas por telefone, inicialmente atendendo a Grande São Paulo.

1997
O serviço de solicitação de coleta por telefone foi estendido a outras regiões.

1998
Utilização do slogan: “Mandou, chegou”, expressão máxima da finalidade do SEDEX.

2000
A distribuição de objetos pelo serviço de encomenda expressa, alcançou 99,2% de pontualidade, mantendo-se como sinônimo de rapidez. Em outubro, ocorreu o lançamento do e-SEDEX, modalidade destinada a encomendas efetuadas por meio do comercio eletrônico.

2001
Mais um serviço se junta à família. O SEDEX 10, lançamento ousado e de grande sucesso, garante a entrega da encomenda até às 10 horas da manhã do dia posterior ao da postagem.

2002
20 anos após o lançamento do SEDEX, o serviço alcançou a marca recorde de envio de objetos distribuídos.

2004
Novas modalidades foram criadas e incorporadas ao portfólio do SEDEX. Em 4 de novembro, foram lançados, o SEDEX Hoje, garantia de entrega no mesmo dia da postagem e o SEDEX Mundi, atuação internacional da família SEDEX. Lançado, também em novembro, o serviço adicional de Disque Coleta, que consiste em solicitar coletas de encomendas em domicilio.

2006
O serviço de encomenda expressa registra mais um recorde de remessas.

2007
O SEDEX comemora 25 anos de sucesso. Os Correios agregam uma ferramenta complementar de pós-venda, a Logística Reversa em agência para o SEDEX, que facilita a troca ou substituição de produtos, por meio da devolução ao remetente.

2010
Outro recorde de remessas.

2012
O SEDEX comemora 30 anos e continua sendo o serviço em que podemos confiar.