Você > Notícias > Selos dos Correios destacam Jovem Aprendiz e redução de CO2

Selos dos Correios destacam Jovem Aprendiz e redução de CO2

Os Correios colocam em circulação, a partir de hoje (10), duas emissões regulares: Jovem Aprendiz e Redução de Emissão de CO2, que destacam importantes programas de sustentabilidade adotados pela empresa.

Desenvolvido em consonância com a Lei de Aprendizagem, o Programa Jovem Aprendiz dos Correios tem por objetivo o desenvolvimento de jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, contribuindo com a preparação para o trabalho. A capacitação profissional é realizada, em âmbito nacional, por meio de Acordo de Cooperação firmado com o SENAI. Ações socioeducativas que fortaleçam o desenvolvimento humano e a promoção da cidadania são oferecidas, em complementação à formação técnico-profissional dos aprendizes.

A redução da emissão de CO2 nas atividades dos Correios é uma das resoluções previstas no Sistema de Gestão Ambiental da Empresa, lançado no final de 2013 e composto por ações e metas para diminuir impactos ambientais causados pela estatal. Os Correios têm como objetivo reduzir em 20% as emissões de gás carbônico até 2020, previsto no programa global de redução de emissão de carbono do setor postal da International Post Corporation (IPC) — associação de 24 operadores postais na Ásia, na Europa e na América.

O primeiro selo retrata características próprias dos participantes do Programa Jovem Aprendiz, pessoas que estudam, estão conectadas e, por meio do programa, adquirem competências básicas ao ingresso no mercado de trabalho de forma mais qualificada. O segundo selo traz o desenho de uma moto com a marca Correios, caracterizando a inclusão das motos elétricas na frota da empresa. Ao fundo, o desenho de uma árvore representa que é possível exercer as atividades próprias do serviço postal com práticas sustentáveis. Foi utilizada a técnica de ilustração em vetor nas duas imagens, em arte de Miriam Guimarães. O selo Jovem Aprendiz custa R$ 0,95 e o Redução de Emissão de CO2, R$ 1,40 cada. As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).