Você > Notícias > Assembleia Geral autoriza criação da CorreiosPar

Assembleia Geral autoriza criação da CorreiosPar

A assembleia geral dos Correios autorizou nesta segunda-feira (7) a criação da CorreiosPar, uma subsidiária de capital 100% dos Correios para administrar empresas controladas criadas em decorrência das permissões estabelecidas no novo Estatuto da estatal e na Lei 12.490/11.

Pela legislação, os Correios podem constituir subsidiárias ou adquirir participação acionária em empresas já constituídas. Nesse sentido, está em andamento a criação de uma empresa de transporte aéreo de carga em parceria com a Rio Linhas Aéreas; de uma instituição que oferecerá soluções em comunicação digital em parceria com a Valid; de uma empresa para oferta de serviços de telefonia virtual móvel (MVNO) em parceria com a italiana Poste Mobile e de uma instituição financeira em parceria com o Banco do Brasil.

A CorreiosPar será a responsável pela administração dessas instituições.

Esse modelo de administração já é adotado por diversas outras empresas públicas brasileiras. A criação da subsidiária depende agora de atos administrativos, como a definição de estatuto e composição dos órgãos de administração e conselhos.

O procurador da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e representante da União na Assembleia Geral dos Correios, Mauro Ribeiro Neto, e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, durante a assinatura da ata. Foto: Caio Nantes/Correios

7/7/2014