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Entrega Interativa – Solicitação de suspensão da entrega

É a funcionalidade que permite ao remetente solicitar a suspensão da entrega de uma encomenda já postada.


Disponibilidade do serviço:

A funcionalidade está disponível para as encomendas PAC e SEDEX postadas em todo o território nacional.

Quem pode usar:

A solicitação de suspensão da entrega de uma encomenda é uma funcionalidade restrita a pessoas jurídicas que possuem contrato com os Correios e, necessariamente, realizem pré-postagem eletrônica por meio de integração tecnológica com o web services dos Correios.

Como funciona:

Para utilização da funcionalidade, o detentor do contrato deverá realizar integração tecnológica por método web service para a pré-postagem das encomendas, implementando também o método de Suspensão de entrega de encomenda a pedido do remetente, conforme orientações do Manual para Integração via Web Service do SIGEP WEB;

Sempre que for necessário suspender a entrega de uma encomenda, a CONTRATANTE, devidamente autenticada, deverá enviar via método web service previamente implementado o comando de Suspensão de entrega de encomenda a pedido do remetente;

A CONTRATANTE deverá observar a mensagem de retorno enviada pelo método web service quanto à possibilidade ou impossibilidade do envio do comando de suspensão da entrega para a encomenda solicitada;

Os Correios receberão a informação do comando e, após validações, gravarão no status da encomenda no SRO a informação de “Entrega de objeto bloqueada a pedido do remetente”. 

Ao receber o comando de Suspensão da entrega de encomenda a pedido do remetente, a encomenda seguirá o fluxo normal até a chegada à unidade de distribuição da cidade de destino, onde será identificada e devolvido ao remetente.

Após a identificação da encomenda na unidade de distribuição, seu status no SRO será alterado para “Devolvido a pedido do remetente”.

Por que utilizar essa funcionalidade?

A suspensão da entrega a pedido do remetente proporciona tranquilidade para a empresa que envia uma encomenda, principalmente para mercadorias transacionadas pelo comércio eletrônico.

Ao perceber tardiamente que a compra se trata de uma fraude, por exemplo, a empresa pode solicitar que a encomenda não seja entregue ao destinatário, sendo então devolvida ao remetente.

Assim, a funcionalidade oferece mais segurança para o comércio eletrônico.

Quanto custa:

Atualmente, a utilização da funcionalidade é gratuita.

Efetividade:

Os Correios não garantem a suspensão da entrega da encomenda, pois sua efetividade depende do status da encomenda no momento da solicitação.

Atualmente, não há efetividade da solicitação de suspensão da entrega para encomendas que tenham sido encaminhadas para entrega interna em unidade de atendimento.

Indenizações

Não são aceitas reclamações por atraso para encomendas cuja suspensão da entrega tenha sido solicitada pelo detentor do contrato.

As encomendas que receberem o comando de bloqueio para impedir a entrega ao destinatário, serão faturadas normalmente à CONTRATANTE, o que implica dizer que os Correios não farão a devolução dos valores pagos pelas postagens

Cancelamento

Não é possível solicitar o cancelamento da suspensão da entrega de uma encomenda. Uma vez que a encomenda tenha recebido o comando de suspensão, ela será necessariamente devolvida ao remetente.

Informações técnicas:

Para utilização da funcionalidade, o detentor do contrato deverá realizar integração tecnológica por método web service para a pré-postagem das encomendas, implementando também o método de Suspensão de entrega de encomenda a pedido do remetente, conforme orientações do Manual para Integração via Web Service do SIGEP WEB;

As condições para utilização da funcionalidade estão descritas no TERMO DE CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS NACIONAIS.