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Clique e Retire

Clique e Retire é a opção de retirada da encomenda em uma agência de Correios para o comércio eletrônico. Para usar, no momento da compra, na página da loja virtual, o consumidor poderá escolher a agência mais conveniente para retirar sua encomenda.


Disponibilidade da funcionalidade

Em todo o território nacional, em mais de 6.700 agências, para os serviços SEDEX e PAC.

Quem pode solicitar a retirada

- Pessoas físicas e jurídicas.

Quem pode oferecer a facilidade ao comprador

 - Pessoas jurídicas com contrato que operem lojas virtuais.

Como funciona

O seu cliente não está em casa para receber a encomenda? No momento da compra, na página da sua loja virtual, você pode oferecer a ele o Clique e Retire para encaminhar a encomenda para uma agência dos Correios.

Sua loja virtual pode oferecer a seus clientes a maior rede de atendimento do Brasil. Ele pode escolher a agência mais conveniente e a encomenda será encaminhada para lá. Quando chegar, os Correios enviarão um SMS ao destinatário informando que a encomenda está disponível.

Importante: Um número de telefone celular deve ser cadastrado, para que sejam enviados todos os avisos de encaminhamento da encomenda. O principal deles é o aviso de chegada da encomenda na agência escolhida. A qualquer momento o celular poderá ser cadastrado ou atualizado no portal dos correios, com o número de registro da encomenda.

Olha como funciona:

Os Correios não cobrarão a mais por esta opção de entrega. O preço de postagem do SEDEX e do PAC permanecerá o mesmo. 

Os lojistas virtuais poderão oferecer o Clique e Retire por meio da integração virtual do site da loja ao Correios Web Services. Especificamente para essa funcionalidade, os lojistas deverão consumir o webservice Buscar Agência e o método ListarAgenciasCliqueeRetirePorLocalidade, que cria uma interface para o comprador selecionar a agência para retirada da encomenda.

Telefone Celular

O comprador deverá informar um número do telefone celular válido no momento de enviar a encomenda pelo Clique e Retire. Os Correios somente terão como avisar a chegada da encomenda por SMS.

Endereçamento da encomenda com Clique e Retire

A rotulagem dos objetos destinados à entrega interna em agência deverão obedecer as regras do Guia Técnico de Endereçamento de Encomendas.

Especificamente para a funcionalidade Clique e Retire, o endereçamento do destinatário deverá indicar:

- Nome do destinatário
- A expressão “Clique e Retire”
- Nome da agência de destino
- CEP da agência de destino
- Município/UF da agência de destino

 

Exemplo:

 

 

 

 

Retirada do objeto pelo destinatário pessoa física

O aviso de chegada da encomenda na unidade de entrega será encaminhado exclusivamente via mensagem SMS para o número de telefone celular cadastrado na solicitação de entrega.

Quando o destinatário for pessoa física, a entrega da encomenda será feita mediante apresentação de documento de identificação oficial com foto, sendo aceitos a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira profissional ou o passaporte.

A entrega de encomenda a terceiros, destinada a pessoa física, será feita somente mediante apresentação de autorização expressa e cópia de documento de identificação oficial do destinatário.

A declaração de autorização deverá ser assinada pelo destinatário e conter o número de registro da encomenda e os dados de identificação do remetente, do destinatário e do terceiro autorizado a receber, conforme modelo de declaração de autorização.

No caso de destinatário ser pessoa jurídica, a entrega a preposto será feita mediante apresentação de carta de preposto.

Prazo de guarda

O prazo de guarda na agência para objetos destinados a entrega interna é de 7 dias corridos, contados a partir da data de chegada do objeto na agência.

Após o 7° dia da chegada do objeto na agência de destino, não tendo sido procurado, o objeto será devolvido ao remetente.