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Correios reajusta preço do serviço de despacho postal

Brasília, 2/2/2018 - A partir da próxima segunda-feira (5), o despacho postal será reajustado dos atuais R$ 12 para R$ 15. O valor do serviço não sofreu nenhuma alteração desde a sua implantação, em outubro de 2014. No segmento de encomendas, os Correios concorrem com empresas privadas e o cálculo do reajuste é baseado na variação dos custos, tendências do mercado e evolução do cenário comercial de livre concorrência.

O despacho postal é o valor pago pelos importadores em razão da prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento dos impostos, comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos.

Desde 22 de janeiro de 2018, todas as encomendas internacionais cuja declaração de importação for registrada na plataforma eletrônica Minhas Importações estarão sujeitas à cobrança do serviço de despacho postal, independentemente de serem tributadas pela Receita Federal.

Minhas Importações – Em dezembro de 2017, os Correios concluíram a implantação do novo modelo de importação, criado em parceria com a Receita Federal. Agora, os três centros internacionais da empresa, no Paraná, Rio de Janeiro e em São Paulo, utilizam a nova plataforma eletrônica de desembaraço aduaneiro.

Com isso, os órgãos de controle realizam as fiscalizações de forma automática e o consumidor pode interagir eletronicamente durante todo o trâmite, enviando documentos complementares, solicitando revisão de tributos e realizando o pagamento dos impostos e serviços pela internet, de forma simplificada. Assim, cumpridas as exigências fiscais e aduaneiras de forma eletrônica, os Correios podem entregar a mercadoria diretamente no endereço do destinatário.

A plataforma proporciona maior velocidade e controle ao processo aduaneiro, além de oferecer maior transparência no relacionamento com os importadores, que passam a ter acesso a cada etapa do desembaraço por meio de interface com a plataforma eletrônica disponibilizada no site dos Correios (www.correios.com.br).

Você > Notícias > Orientações dos Correios sobre o incêndio no CEE Jacarepaguá

Orientações dos Correios sobre o incêndio no CEE Jacarepaguá

Os Correios informam que, no incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira (2) no Centro de Entrega de Encomendas de Jacarepaguá, cerca de 9 mil encomendas e pelo menos 6 veículos de entrega foram perdidos, além do imóvel ter sido completamente destruído pelo fogo. Ninguém ficou ferido.

A unidade atendia os bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

A estatal aguarda a investigação das autoridades sobre as causas do incêndio.

Orientações aos cliente

Em complemento à nota veiculada na sexta-feira, 2/2, os Correios esclarecem que estão realizando o levantamento de toda a carga postal avariada, bem como as condições reais dos objetos atingidos.

Nem todas as encomendas que constam no sistema de rastreamento como “Encaminhadas para o CEE Jacarepaguá” já haviam chegado à unidade. Parte delas encontrava-se no Centro de Tratamento Encomendas de Benfica, aguardando transporte, devendo ser entregue normalmente nos próximos dias.

A empresa também esclarece que, para avaliar eventuais indenizações, faz-se necessário aguardar os resultados das perícias técnicas que serão realizadas pelas Autoridades Competentes, que apontarão as causas do acidente, com previsão de conclusão em 90 dias.

Se o sistema de rastreamento dos Correios – SRO indicar que a encomenda está destinada à entrega pelo CEE Jacarepaguá e o prazo de entrega estiver vencido, orientamos que o remetente registre uma manifestação em nossos canais de atendimento ao cliente, preferencialmente pela internet, no seguinte endereço: http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/

Caso o cliente seja o destinatário de uma encomenda nessa situação, sugerimos entrar em contato com o remetente ou com a loja/vendedor, quando tratar-se de uma compra.

Como fica a entrega de encomendas nas áreas atendidas pelo CEE Jacarepaguá?

Os Correios farão todos os esforços para manter a entrega de encomendas na região. Os empregados do CEE Jacarepaguá estão sendo remanejados para os Centros de Distribuição Domiciliária mais próximos. Essas unidades irão entregar parte das encomendas que seriam direcionadas ao CEE Jacarepaguá.

A distribuição de correspondências não será afetada por esse incidente, pois a unidade fazia exclusivamente entrega de encomendas.

A empresa avaliará outras medidas ao longo do dia para conseguir atender a toda a demanda de entregas de encomendas da região.

Você > Notícias > Começam as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas

Começam as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas

Brasília, 1º/2/2018 - Nesta quinta-feira (1º/2), começam as inscrições para o 47° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O concurso, promovido em todo o mundo pela União Postal Universal, tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos.

O tema dessa edição é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”. Podem participar estudantes da rede pública e privada de ensino com até 15 anos (completos até maio de 2018).

As redações devem ser em formato de carta, escritas a mão, usando caneta esferográfica preta ou azul e conter no máximo 900 palavras. O estudante interessado em participar deve passar por uma seleção prévia em sua escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações, até o dia 16 de março.

Prêmios – Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5.000,00, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10.000,00.

A vencedora da etapa nacional, em 2017, é da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Sabrina Brito Lira tem 14 anos e cursa o Ensino Médio na Escola Virgem de Lourdes. Também foram classificados na etapa nacional, Fabrício Pupo Antunes, do Mato Grosso do Sul, e Kelian Leite Andrade, de Pernambuco, respectivamente segundo e terceiro lugar. Também foi concedida uma menção honrosa para a representante do Estado de Goiás, Emilly Oliveira Rodrigues, de apenas 11 anos de idade.

O Brasil já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.

O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas está disponível no site dos Correios, no endereço http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.

Você > Notícias > Correios lança nova funcionalidade para lojas de e-commerce

Correios lança nova funcionalidade para lojas de e-commerce

A partir desta quarta-feira (31), empresas do segmento de comércio eletrônico poderão interagir com os Correios durante o andamento de uma encomenda, para solicitar a suspensão da entrega, nos casos em que perceberem essa necessidade. A funcionalidade faz parte do Projeto Entrega Interativa e, neste primeiro momento, está disponível exclusivamente para lojas integradas via web services com os Correios.

“O comércio eletrônico tem necessidades bem específicas. Mesmo com todas as análises de riscos realizadas na venda, a loja pode perceber tardiamente que foi vítima de alguma compra fraudulenta e precisar interromper a entrega”, explica o vice-presidente Comercial dos Correios, Francisco Wakebe.

Após ter a suspensão de entrega solicitada, a encomenda é devolvida ao remetente. Essa solicitação é realizada exclusivamente de forma automatizada, pelo detentor do contrato com os Correios. Assim, quando se tratar de Marketplaces, por exemplo, seus vendedores deverão contatá-los diretamente caso queiram suspender uma entrega. Lojas que ainda não utilizam o web services dos Correios devem se integrar caso queiram ter acesso à funcionalidade. Para o comércio eletrônico, a integração via web services com os Correios oferece outras vantagens, além da funcionalidade de solicitação de suspensão da entrega; como a geração de pré-lista de postagem, a garantia de dados sempre atualizados, entre outras.

“Somos parceiros do comércio eletrônico brasileiro desde sempre. Com esse lançamento, os Correios aumentam as ferramentas para que o e-commerce seja cada vez mais seguro tanto para compradores quanto para vendedores”, ressalta o presidente dos Correios, Guilherme Campos.

Os Correios trabalham no desenvolvimento de uma interface no site da empresa para disponibilizar essa ferramenta a todos os clientes – mesmo aqueles que não têm integração via web services.

Mais informações sobre o projeto Entrega Interativa estão disponíveis no Portal Correios, por meio do endereço https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/entrega-interativa.  

Você > Avisos > Link falso para rastreamento de objetos circula nas redes sociais

Link falso para rastreamento de objetos circula nas redes sociais

Uma publicação patrocinada que está circulando nas redes sociais leva para um site praticamente idêntico ao dos Correios. No entanto, o link baixa um arquivo .zip que pode infectar o computador do usuário. A empresa está apurando o caso e tomará as medidas necessárias para solucioná-lo.

Os dados de rastreamento das encomendas estão disponíveis exclusivamente no site dos Correios (www.correios.com.br) ou pelo aplicativo para smartphones, que deve ser baixado nas lojas oficiais para iOS ou Android, de acordo com o modelo de aparelho. Para os clientes que forneceram seu número de celular, os Correios enviam mensagens SMS informando sobre a atualização do status da encomenda.

Como prestadora de serviços de interesse coletivo, assim como as instituições bancárias, a empresa é alvo frequente de ações de grupos ou pessoas com interesses mal intencionados. Os Correios alertam os seus clientes que não abram links que não sejam de seus canais oficiais de comunicação e reiteram que não enviam, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do cliente, tampouco concedem permissão para que terceiros o façam em seu nome.

Caso, você tenha qualquer dúvida sobre a veracidade de uma mensagem atribuída aos Correios, entre em contato com nossa Central de Atendimento, por meio do número 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).

Você > Notícias > Correios comemora dia do carteiro e 355 anos de serviço postal

Correios comemora dia do carteiro e 355 anos de serviço postal

Brasília, 25/1/2018 - No dia 25 de janeiro, os Correios comemoram 355 anos de serviço postal no Brasil e também dedicam a data ao profissional responsável pela credibilidade e reconhecimento da população à instituição: o carteiro.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 106 mil funcionários. Destes, 57 mil são carteiros, profissionais responsáveis e comprometidos com a entrega anual de bilhões de objetos postais em todos os cantos do país, atividade com desempenho reconhecido por variadas premiações e pesquisas.

Em 2017, os Correios receberam o prêmio “Marcas de Confiança”, realizado pela revista Seleções, na categoria “Instituições de Confiança”. A empresa permanece pelo décimo quinto ano consecutivo como instituição mais confiável do Brasil.

Também foram vencedores no prêmio “MarCo. 2017: As marcas corporativas de maior prestígio do Brasil”, na categoria “Serviços”, realizado pela revista Época Negócios; e no prêmio “100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente em 2017, na categoria “Entregas”, concedido pelo Instituto MESC.

Além disso, também em 2017, a empresa foi premiada pelo quarto ano seguido no Top of Mind, da Folha de São Paulo, e atingiu o mais alto índice de avaliação desde que a categoria “Serviço de Entrega de Encomendas” integrou a premiação.

Curiosidade – O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.

Você > Notícias > Correios lança consulta de encomendas a partir do CPF

Correios lança consulta de encomendas a partir do CPF

Brasília, 23/1/2018 - Nesta quinta-feira (25), dia em que completam 355 anos de serviço postal no Brasil, os Correios lançam uma nova ferramenta que permitirá aos usuários o acompanhamento de suas encomendas e objetos registrados por meio de seu CPF ou CNPJ, dispensando a obrigatoriedade de informar o código do objeto.

Com a nova funcionalidade, que é gratuita, o cliente poderá informar apenas o seu CPF ou CNPJ, e ter acesso a todas as encomendas em que seja remetente ou destinatário.

“Atendendo a uma demanda antiga dos nossos clientes, criamos uma ferramenta que irá melhorar a experiência de quem usa os serviços dos Correios. Agora, basta informar o número do CPF para saber o andamento de uma encomenda”, ressalta o presidente dos Correios, Guilherme Campos.

Como funciona - Para realizar a consulta, devem ser informados os CPFs do remetente e do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência dos Correios. Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios (http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/), informar o CPF, e inserir login e senha – previamente cadastrados no portal.

Serão exibidos, então, todos os objetos registrados (cartas ou encomendas) que tenham sido associados ao documento do usuário que fez o login, seja como destinatário, seja como remetente. O mesmo vale para consultas feitas pelo CNPJ.

Você > Notícias > Candidatos são convocados para nova etapa do concurso dos Correios

Candidatos são convocados para nova etapa do concurso dos Correios

Brasília, 10/1/2018 - Nesta quarta-feira (10), os candidatos classificados na prova objetiva – que se autodeclararam negros – foram convocados para o procedimento de verificação de veracidade da declaração. O concurso público é para provimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos das áreas de medicina e segurança do trabalho. 

O procedimento de avaliação está previsto no item 7 do edital de abertura nº 001/2017. A etapa será realizada nos dias 18 e 19 de janeiro de 2018 nas dependências dos Correios, em todas as cidades com vagas previstas para a seleção pública. Concluída esta etapa, será homologado o resultado final do certame.

Outras informações poderão ser obtidas no site dos Correios e no site da organizadora do concurso.

Você > Notícias > Divulgado o resultado das provas objetivas do concurso público dos Correios

Divulgado o resultado das provas objetivas do concurso público dos Correios

Brasília, 5/1/2018 - Foram publicados, nesta sexta-feira (5), o gabarito definitivo e o resultado da prova objetiva do concurso público dos Correios, para o preenchimento de vagas nas áreas de Segurança e Medicina do Trabalho. Em breve os candidatos que se autodeclararam negros serão convocados a participar do procedimento de verificação da veracidade da autodeclaração.

Os candidatos aprovados em todas as fases da seleção serão chamados a assinar contrato individual de trabalho com os Correios, de acordo com a classificação obtida, a localidade selecionada e as necessidades da empresa.

Outras informações poderão ser obtidas no site dos Correios e no site da organizadora do concurso.

Você > Notícias > Esclarecimento sobre obrigatoriedade da apresentação de nota fiscal nas postagens de encomendas dos Correios

Esclarecimento sobre obrigatoriedade da apresentação de nota fiscal nas postagens de encomendas dos Correios

Brasília, 3/1/2018 - Desde o dia 2 de janeiro, a apresentação de nota fiscal nas postagens de encomendas passou a ser obrigatória. A medida visa atender às exigências dos órgãos de fiscalização tributária, que determinam que o transporte de qualquer mercadoria sujeita à tributação deve ocorrer com a nota fiscal.

Cabe esclarecer que essa não é uma exigência dos Correios, mas dos órgãos de fiscalização tributária. A empresa apenas está cumprindo a legislação, que também se aplica a todos os demais transportadores do país.

A postagem de qualquer mercadoria sujeita a tributação deve ser acompanhada do respectivo documento fiscal afixado na parte externa da encomenda. Para produtos que não estão sujeitos à tributação, o remetente - sob sua responsabilidade - poderá preencher uma declaração de conteúdo (disponível no site ou nas agências dos Correios), que também deverá ser fixada na parte externa.

É importante ressaltar que essa regra não é nova para as postagens de pessoas jurídicas com os Correios. As empresas de e-commerce já adotam essa prática. A mudança se aplica principalmente para as postagens feitas no varejo, diretamente nas agências.

Em dezembro de 2017, os Correios publicaram em seu portal aviso sobre a medida. Após essa publicação, alguns sites repercutiram o assunto, com o objetivo de informar principalmente quem compra e vende pela internet. Contudo, algumas notícias publicadas trouxeram informações equivocadas. Para esclarecer a todos, os Correios prepararam respostas para as principais dúvidas manifestadas sobre o assunto em seu Blog, disponível em http://blog.correios.com.br/correios/?p=46771