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Escreva sua Mala Direta

Mala Direta: escreva uma mensagem convincente e motivadora

O que você deseja que o cliente faça ao receber sua Mala Direta? Certamente você quer que ele leia. Em seguida, você quer que ele aja. Alguns cuidados são essenciais para obter bons resultados.

Como escrevo minha Mala Direta?

Um bom texto deve conter as informações sobre sua oferta e precisa ser claro, conciso, sincero e direto. Além disso, sua mensagem precisa provocar uma reação imediata em seu cliente:

- Vá direto ao assunto, desde o primeiro parágrafo (frases claras e concisas);
- Comece com uma frase curta;
- Considere inserir uma pergunta logo no início do texto;
- Use “você” o mais rápido possível;
- Use um nome real para assinar a comunicação (gerente, presidente, etc);
- Adicione um poderoso P.S. (abreviatura de pós-escrito). Essa é uma das primeiras coisas que as pessoas lêem.

 

Para elaboração do texto você precisa definir:

Oferta: o que está sendo oferecido, por quanto, como, com que condições de pagamento, garantia, etc.;

Público-alvo: que tipo de linguagem e abordagem é mais adequada para sua comunicação com o público definido;

Proposta: quais são os benefícios ofertados aos clientes e por que eles são relevantes;

Estimulo à ação: o que será utilizado para gerar um sentido de urgência e estimular a resposta imediata;

Canal de resposta: como o cliente poderá responder, comprar, interagir (telefone, carta-resposta, etc).

O que não pode faltar em minha Mala Direta?

A vantagem da Mala Direta é a possibilidade de enviar sua oferta para os clientes mais propensos a aceitar. Mas você precisa se preocupar em construir uma mensagem convincente, relevante e que motive seu cliente a agir.

 

Outras Dicas:

Formato

Não esqueça

ENVELOPE

Utilize um teaser;

Dê o tom do conteúdo e capture a atenção

CARTAS

Linguagem focada em benefícios

Crie envolvimento com o texto

Seja específico

Considere utilizar testemunhal de outros clientes

Faça a oferta

Insira um comando para a ação

Divulgue formas de contato e resposta

FOLHETOS:

Linguagem focada em benefícios

Forte apelo visual (use imagens)

Demonstre o produto

Dê um prazo limite: urgência!

 

Veja mais:

Como criar o conceito visual

Diferentes formatos trazem resultados

Selecione Imagens e Cores

Design eficaz: capture a atenção do cliente

Como se diferenciar em meio às muitas mensagens recebidas por seus clientes. Preocupe-se em definir imagens, cores e fontes (tipos de letra) que capturem a atenção do cliente e levem-no a investir tempo na leitura de sua oferta.

Como criar uma mensagem visual que venda?

Você precisa ter em mente cinco aspectos:

- Atenção: Os elementos visuais precisam despertar/capturar a atenção do leitor;

- Interesse/Interação: destaque mensagens-chave na diagramação e utilize elementos interativos: dobraduras, colagens e peças sobrepostas capturam a atenção;

- Desejo: Imagens de boa qualidade sobre o seu produto ou serviço aumentam suas chances de vender;

- Ação: Destaque na sua peça as formas de contato. O cliente precisa encontrar rapidamente os canais para resposta à sua oferta;

- Canal de resposta: Como o cliente poderá responder, comprar, interagir, participar (telefone, carta resposta imediata);

Caso a peça seja criada por uma agência de Publicidade ou Marketing Direto, essas informações comporão o briefing - resumo de todas as informações necessárias à elaboração da campanha de Mala Direta.

Como usar fotos e cores?

Use fotos e cores para dar ênfase à sua mensagem, mas mantenha um leiaute limpo, pois este garante uma leitura agradável.

Use fotos para:

- Mostrar detalhes do produto: dê ênfase no ponto-chave a ser destacado com a imagem;

- Tangibilizar o seu serviço: a vista do prédio à venda, a praia em frente ao seu hotel, os locais a serem visitados no pacote de viagem, o conforto de suas instalações, etc;

- Criar o clima para sua mensagem: imagens que expressam os sentimentos ligados ao seu produto ou serviço são importantes para impulsionar as vendas.

Use cores para:

- Destacar elementos-chave do texto: balões, quadros e demais formas geométricas podem ser utilizados;

- Criar volume e profundidade: as cores podem ajudá-lo a ambientar sua oferta de forma mais atraente;

- Escrever a mensagem: diferencie o seu texto com a utilização de cores para o teaser e outros elementos em destaque no texto;

Equilibre as cores utilizadas no texto com as fotos. Há milhares de combinações possíveis, mas pense sempre em termos de relevância: mantenha o que for imprescindível ao entendimento da oferta. Um design arrojado é mais convidativo.

Veja mais

Como imprimir a sua peça

Como enviar sua Mala Direta

Selecione a forma de impressão

Quais são os cuidados necessários na impressão:

- Preste atenção na gramatura e no tipo do papel: um papel de baixa qualidade pode comprometer a imagem de seu produto ou serviço perante o cliente;

- Avalie a capacidade da gráfica a ser contratada: conheça trabalhos realizados anteriormente e a avaliação dos clientes;

- Faça uma revisão criteriosa dos textos e imagens: revise a gramática, os valores (preços), formas de pagamento, dados de contato e qualidade das imagens;

- Peça para a gráfica encaminhar uma prova de impressão: verifique se os formatos estão corretos e se o leiaute está agradável;

- Planeje com antecedência: trabalhos urgentes, em geral, custam mais caro.

Tenho um pequeno orçamento: como posso imprimir?

Se o seu orçamento é pequeno e não permite contratar uma gráfica, você precisará testar a qualidade de impressão do equipamento disponível para garantir a qualidade de impressão. Pense em:

- Utilizar papel colorido e textos em preto e branco;
- Utilizar fotos em preto e branco. São clássicas e favorecem a impressão.

Dicas de impressão verde

Utilize material reciclado ou com certificação;

Converse com sua gráfica sobre as políticas ambientais adotadas;

Assegure-se de que sua mala é reciclável;

Utilize tintas à base de água;

Priorize o uso de envelopes sem janelas plásticas.

Torne sua oferta tangível: escolha a impressão adequada

Você passou por todas as etapas da criação de sua peça e agora precisa escolher a impressão correta para o seu projeto e orçamento.