Notícias > Enem 2020 – Correios conclui com sucesso logística de reaplicação das provas

Enem 2020 – Correios conclui com sucesso logística de reaplicação das provas

Brasília-DF, 25/2/2021 - Foi finalizada, nessa terça e quarta-feira, 23 e 24/2, a etapa de aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020 para os adultos e jovens privados de liberdade – sendo estes últimos sob medida socioeducativa -, para os participantes que tiveram o certame cancelado por causa do agravamento da pandemia, aos que não puderam fazer o exame por estar com sintomas da Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aos inscritos prejudicados por questões operacionais nas aplicações regulares e digital.

Nesta fase, os Correios foram responsáveis pelo transporte das provas que permitiram a realização do Exame a 276 mil participantes, em 1.481 municípios brasileiros. Toda a operação foi novamente concluída com erro zero.

Ao total, quase 8,4 mil malotes – contendo mais de 589 mil provas -, foram entregues em mais de 3,5 mil pontos. A operação teve a participação de, aproximadamente 1,8 mil empregados e foi finalizada com êxito em todo o país, uma hora antes do início da aplicação das provas.

Desafios – Nem mesmo o período chuvoso, que dificulta o tráfego em algumas regiões do país, impediu os Correios de executar a entrega e coleta das provas. Um caso emblemático aconteceu no Acre, que registra uma enchente histórica que atinge cerca de dez cidades do Estado. No último sábado (20), com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Exército Brasileiro, a estatal conseguiu concluir a logística de entrega, após o uso de uma pá carregadeira para trafegar em um trecho submerso da BR-364, na região do Vale do Yaco, município de Sena Madureira.

A operação do Enem regular também foi executada pelos Correios, nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano; e ainda a versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Além da entrega das provas, os Correios são responsáveis pela coleta de todos os malotes com as folhas de respostas dos dias do exame. Em seguida, a estatal realiza a logística reversa do material para as centrais de correção do consórcio aplicador. Todo o processo é feito com escolta militar; os veículos usados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada.

Desde 2009, toda a logística do Enem está a cargo dos Correios, que mantiveram, mais uma vez, o padrão de 100% de qualidade na operação.