Notícias > Correios participa dos últimos preparativos para a realização do ENEM 2020

Correios participa dos últimos preparativos para a realização do ENEM 2020

São Paulo-SP, 14/12/2020 - Mais uma etapa foi concluída dentro dos preparativos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá a edição de 2020 realizada apenas em janeiro do próximo ano, devido à pandemia. Na última sexta-feira (11), no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro/Regimento Raposo Tavares, em Osasco (SP), foi promovida mais uma Reunião Técnica para o Alinhamento Operacional do Enem 2020, evento que contou com a presença dos Correios e demais órgãos envolvidos na operação do exame.

Na ocasião, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Ministério da Educação), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes; o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro; o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro e o comandante do  4º Batalhão de Infantaria Leve, coronel Leandro Ataido Acosta, assinaram a Ordem de Serviço para expedição de 11,4 milhões de provas - que serão transportadas pelos Correios para todo o Brasil, com escolta das Polícias Militares de cada Estado e da Polícia Rodoviária Federal e armazenamento nos quartéis do Exército Brasileiro em cada região.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é interna-1.jpg
Caminhão dos Correios escoltado pelo Exército.
Foto: Divulgação Correios

Esta será a 22ª edição do Enem e a 12ª com a participação dos Correios. A operação logística é grandiosa, com o envio e coleta dos exames em 1.747 municípios em todo o país, vias aéreo e terrestre. No dia da aplicação do exame, em uma janela de 3 horas, os Correios entregarão as provas nos mais de 15 mil pontos e, após a finalização, realizarão a logística reversa.

"É possível fazer uma megaoperação logística com erro zero em um país continental como nosso? Sim, é possível com trabalho integrado de todos os parceiros. Nosso desafio nos Correios é entregar a prova certa, no local e na hora certos. Temos o desafio não apenas de entregar, mas de garantir a integridade das provas. Com muita dedicação de todos os envolvidos vamos entregar o melhor Enem de todos os tempos", afirmou o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

O Enem 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, para cerca de 5,8 milhões de inscritos. Outra novidade deste ano será o Enem Digital, com provas em 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2021. Também participaram do evento o coordenador nacional da operação do Enem nos Correios, Robson Pereira da Silva, e o superintendente dos Correios em São Paulo Metropolitana, José Marcos Gomes.