Portal dos Correios
Notícias > Correios conclui com sucesso a entrega das provas do Encceja

Correios conclui com sucesso a entrega das provas do Encceja

Brasília, 26/8/2019 - Com cerca de 30 mil malotes entregues em 613 municípios brasileiros, os Correios encerraram neste domingo (25), a Operação Encceja 2019 (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos), permitindo que 2,9 milhões de pessoas prestassem o exame em todo o Brasil.

Para a realização da operação, foram utilizadas três mil rotas diferentes, envolvendo mais de quatro mil empregados. A distribuição das provas foi concluída em apenas duas horas, das 6h às 8h. Além disso, os Correios foram responsáveis pela logística reversa dos malotes contendo as provas, que foram encaminhados para Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O carteiro José Ricardo Xavier Menezes participou da entrega e coleta das provas em Canindé de São Francisco, município sergipano mais distante da capital Aracaju. “A responsabilidade é muito grande. Nosso trabalho requer sigilo, pontualidade, atenção e comprometimento. Fica mais fácil porque temos experiência e sabemos o que precisa ser feito”, destaca Ricardo, que iniciou os trabalhos às 3h30 da madrugada.

Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), a avaliação visa conceder certificação (diploma) dos ensinos fundamental e médio para aqueles jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada. A edição de 2019 é a maior da história: o número de inscritos cresceu 75% em relação ao ano passado.

Mesmo com esse aumento, os Correios atenderam ao Instituto, garantindo a qualidade da operação. Na visão do supervisor operacional de Belo Horizonte, Vitor Alves Fernandes, a expertise da empresa é um diferencial “Os procedimentos são padronizados e geram segurança para os clientes. Existe a garantia de integridade física dos malotes de provas e a certeza de que entregaremos em todo o Brasil em um prazo de duas horas” comentou o supervisor.