Notícias > Black Friday: Compra Fora se destaca como solução de importação para os brasileiros

Black Friday: Compra Fora se destaca como solução de importação para os brasileiros

Brasília, 27/11/2019 - Lançado em janeiro de 2019 pelos Correios, o “Compra Fora” disponibiliza aos brasileiros um endereço nos Estados Unidos para compra e entrega de produtos adquiridos em sites norte-americanos que não enviam diretamente para o Brasil. Além de toda a parte burocrática e do desembaraço aduaneiro serem resolvidos pelos Correios, a solução conta com outro grande diferencial: a calculadora da plataforma, que permite ao consumidor sabe quanto ele vai gastar antes da compra. Não há cobrança de mensalidade ou inscrição para usar o serviço. Basta fazer o cadastro e receber na hora um número identificador e um endereço nos EUA para redirecionamento. É possível ainda fazer compras em vários sites e solicitar que os pedidos sejam enviados juntos ao Brasil.

Com o “Compra Fora”, os usuários também podem fazer o upload prévio da invoice (espécie de documento fiscal), o que facilita a identificação dos pacotes e acelera o desembaraço no Brasil. Para orientar os brasileiros que nunca fizeram uma importação, as informações disponíveis ao cliente, por meio do FAQ, foram revistas e estão mais didáticas. Já o cálculo do preço de envio pode ser simulado usando medidas americanas ou padrões brasileiros.

Com 35 mil usuários cadastrados, o serviço – que está disponível por meio do site www.comprafora.com.br –, já movimentou mais de R$ 1,6 milhão em importações em 2019. O prazo médio de entrega das encomendas após a conclusão da compra é de sete dias úteis na modalidade econômica e quatro dias úteis na modalidade expressa.


Black Friday Este ano a Black Friday acontece oficialmente no dia 29 de novembro. A data teve origem nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010. O intuito é estimular as vendas com preços promocionais e movimentar o mercado do varejo. De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen, a expectativa para a Black Friday de 2019 no e-commerce é de faturamento acima de R$ 3 bilhões. Isso significa um aumento de 18% em comparação ao ano passado. A data é bastante movimentada nos EUA, com produtos a preços bem convidativos. Nesse sentido, o “Compra Fora” pode fomentar as compras daqueles que desejam aproveitar as promoções das lojas norte-americanas.

Os Correios são líderes na entrega de encomendas expressas no e-commerce, com 80% na logística deste segmento. A estatal também detêm a liderança na importação de remessas internacionais. Por dia, são importados em torno de 300 mil objetos pelos Correios. No fim do ano, esse volume pode aumentar em 40%.