Locker


Logo - Locker transparente

Locker – O armário inteligente dos Correios

Mulher compras


Vai fazer compras online e deseja receber as encomendas em um endereço que seja mais conveniente para você?

Conheça o Locker, a opção de recebimento de encomendas oferecida pelos Correios para aqueles que desejam mais comodidade, praticidade e liberdade na hora de recebê-las.


 

Maior comodidade

Celular com GPS



É você quem decide onde retirar suas encomendas.


Horário estendido

Relógios



Os terminais poderão funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana (respeitados os horários de funcionamento dos locais onde estarão instalados).


Endereço alternativo

Mapa locker



A cada nova compra online, você pode escolher um terminal diferente. É você quem decide em qual locker a entrega será realizada, independente do seu endereço residencial/comercial.


Praticidade

Celular QR Code



Basta ler o QR Code ou digitar o código de acesso enviado pelos Correios na interface do locker e a encomenda é disponibilizada.


Segurança 

Segurança



Você escolhe qual o local mais conveniente e seguro para receber sua encomenda.


Sem custo Adicional

Sem custos



Disponível para postagens de encomendas nas modalidades SEDEX e PAC nacional sem custo adicional.



Banner saiba mais

Locker – O armário inteligente dos Correios

O que é?

Armário Locker 02

 

O locker é um terminal de autoatendimento que oferece ao cliente dos Correios mais uma opção de retirada de encomendas.

O canal de atendimento amplia os pontos de entrega dos Correios nos municípios e permite ao destinatário decidir, de acordo com a sua conveniência e comodidade, se deseja receber a encomenda em seu CEP residencial/comercial ou se prefere retirá-la em um dos terminais espalhados pelos diversos pontos dos municípios, como estações de trens e metrôs, supermercados, shoppings, entre outros.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa física, maior de 18 anos, e pessoa jurídica que queira receber suas encomendas em um dos terminais dos Correios.

Como funciona?

QR Code

 

Para utilizar o armário inteligente, o cliente deverá se cadastrar no IdCorreios e, no ato de sua compra online, digitar o CEP do locker onde deseja retirar sua encomenda e colocar o seu número de ID Correios no campo de complemento do endereçamento. Quando os Correios disponibilizarem no locker, o destinatário receberá, via SMS, um QR Code/código de acesso para retirada.

Para maior comodidade, as encomendas podem ser acompanhadas pelo APP Correios, na funcionalidade rastreamento, de forma rápida, prática e segura.

 

Como retirar a encomenda do locker:

Ao chegar ao locker onde a encomenda está, o cliente deverá selecionar o menu RETIRAR ENCOMENDA, realizar a leitura do QR Code ou digitar o código informado via SMS para que seja aberta a gaveta onde a encomenda está disponibilizada.

O horário de retirada da encomenda está sujeito ao horário de funcionamento do local onde o armário encontra-se instalado.

*Nota: A ativação dos terminais ocorrerá de forma gradual. O primeiro Locker foi inaugurado no Paranoá/DF, localizado na Administração Regional do Paranoá – CEP 71.570-989, com horário de funcionamento de 8h às 19h de segunda a sexta e das 8h às 12h no sábado.

Mais informações

A retirada de encomendas no locker não tem custo extra para o cliente e está disponível para as modalidades SEDEX e PAC nacional, não sendo possível utilizar os serviços adicionais que necessitem de assinatura do destinatário, tais como, Mão Própria e Aviso de Recebimento, sendo permitido o serviço ad valorem.

As encomendas deverão ter no máximo 30 kg e estarem enquadradas nas dimensões abaixo:

Envelope, Pacote ou Rolo
Dimensões Máximo (cm)
Comprimento (C) 47
Largura (L) 31
Altura (A) 27

O prazo para retirada poderá ser de até 3 dias e será informado quando a encomenda for disponibilizada no locker.

Consulte aqui as restrições para envio de encomendas.

Perguntas Frequentes

Como faço para me cadastrar no idCorreios

Basta clicar aqui, acessar www.correios.com.br ou baixar o app Correios.

Após o cadastro realizado no idCorreios, como eu faço para utilizar o Locker?

É muito simples. Acesse a lista de terminais disponíveis no www.correios.com.br ou app Correios e utilize o CEP do Locker de sua preferência nas suas compras online. Importante! Não esqueça de digitar seu CPF/CNPJ no campo que complementa o endereço. Aguarde o recebimento do SMS dos Correios e dirija-se ao Locker para retirar sua encomenda.

É possível alterar o Locker escolhido?

Toda vez que você fizer uma compra online, poderá utilizar um CEP diferente de Locker. Porém, depois da postagem não é possível alterar o CEP para receber a encomenda em outro terminal.

Efetuei meu cadastro, digitei o CEP do Locker, mas o site diz que o CEP é inválido, por que isso aconteceu?

O Locker é de uso exclusivo dos Correios, isso quer dizer que somente os Correios podem entregar lá. Caso isso ocorra, primeiro certifique-se de que o CEP está realmente correto. Se o CEP estiver correto e o problema persistir, significa que aquele e-commerce não aceita o CEP do Locker como uma opção de endereço para entrega.

Eu posso utilizar o CEP do Locker para qualquer compra em qualquer site?

Você pode usar o CEP do Locker para qualquer compra com envio na modalidade PAC ou SEDEX e que se enquadre nas opções descritas no nosso Termo de Utilização do Serviço. Clique aqui para obter mais informações.

Fiz a compra e esqueci de colocar meu CPF no campo de complemento do endereço, e agora o que vai acontecer?

Você deverá acompanhar a movimentação da sua encomenda pelo www.correios.com.br no site dos Correios ou pelo APP Correios, caso o celular não tenha sido informado no momento da postagem pelo remetente, sua encomenda será direcionada para retirada na agência dos Correios mais próxima do Locker escolhido. Todas as informações sobre onde retirar sua encomenda estarão disponíveis no rastreamento dos Correios.

O que posso receber no Locker?

Você pode receber compras realizadas em qualquer loja on-line, desde que esteja de acordo com as regras e dimensões do nosso termo de uso e restrições dos Correios. As encomendas que não observarem as regras do canal Locker, serão disponibilizadas para retirada na agência dos Correios mais próxima do Locker ao qual a encomenda estava destinada.

Qual o horário de funcionamento dos terminais?

Os horários de funcionamento variam de acordo com o local onde o Locker está instalado. Por isso é importante você observar o endereço e o horário de funcionamento desse local.

O tempo de entrega da minha encomenda vai aumentar se eu utilizar o Locker?

Não, o tempo de entrega da encomenda será informado no momento da compra.

Recebi SMS dos Correios com link para acessar o QR Code, posso passar o código para outra pessoa retirar a encomenda para mim?

Sim, qualquer pessoa portando o QR Code poderá retirar a encomenda no Locker, entretanto, conforme previsto em termo de uso, na hipótese desse código ser repassado a terceiros, os Correios não se responsabilizam por eventuais danos ou prejuízos de qualquer natureza, decorrentes desse repasse.

Recebi SMS dos Correios com o prazo para a retirada da encomenda, o que acontece se eu não retirar dentro do prazo?

Após o prazo informado no SMS, caso a encomenda não seja retirada, o QR Code será desabilitado e a encomenda será devolvida ao remetente. Não cabendo indenização ou nenhum tipo de ressarcimento ao remente/destinatário em razão de sua devolução.

NÃO recebi SMS dos Correios com o código e QR Code para retirada da encomenda. Como faço para reenviar esse código para o meu celular por meio de SMS?

O primeiro passo é verificar o número do telefone celular no seu cadastro do IdCorreios. Para isso, acesse o site dos Correios, clique no ícone “idCorreios”, entre com seu usuário e senha. No menu lateral esquerdo “Meus Dados”, clique na opção “Alterar dados cadastrais”, ao final da página, verifique o DDD e o número do seu celular, atualizando-o se necessário.<br >Após, basta ir até o Locker – Armário Inteligente dos Correios e lá terá a opção de reenviar sua senha/QR Code, para retirar a encomenda. O SMS será enviado para o número do celular cadastrado no seu idCorreios.