Avisos > Recebimento de sementes

Recebimento de sementes


Atenção para o recebimento de qualquer pacote contendo sementes que não foram previamente solicitadas, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alertam que as embalagens não devem ser abertas. A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, o que pode causar sérios prejuízos econômicos. Além disso, as sementes podem conter substâncias tóxicas às pessoas, por isso não devem ser manuseadas, plantadas ou descartadas no lixo (para evitar germinação). 

Conforme orientação dos órgãos competentes, o material deve ser levado para uma das Superintendências Federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Mapa é responsável pela fiscalização de materiais de origem animal e vegetal e informa que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal.

A orientação do MAPA é que as pessoas não descartem a embalagem original dos pacotes. As informações contidas na embalagem são fundamentais para rastrear a origem do material. 

Dúvidas podem ser direcionadas para as Superintendências do Mapa nos estados.


Não

Não