Portal dos Correios

DNI

O DNI é o Documento Nacional de Identidade que tem por objetivo unir no mesmo local, os documentos de identificação do cidadão brasileiro, de forma 100% digital, a fim de garantir simplificação e modernização na hora de apresentar um documento oficial nas diversas ações do dia a dia do cidadão.


No período de 17/07 a 17/08, os Correios farão um piloto para emissão do DNI, destinado a empregados dos Correios, conforme especificações abaixo.

Atenção: por realizar a identificação por meio do Banco de Dados biométrico da Justiça Eleitoral, somente os cidadãos com cadastramento biométrico junto ao TRE de sua região poderão ter acesso ao documento.

Disponibilidade do serviço

Durante o projeto piloto, de 17/07 a 17/08 em Brasília/DF, serão disponibilizados 2 postos de atendimento:

AC Central de Brasília – espaço filatélico

Período: 17/07 a 17/08/2018
Horário: 09:00 às 12:00

Guichê Avançado do Ed. Sede da SE/BSB – Campus da Universidade Correios

Período: 17/07 a 17/08/2018
Horário: 09:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00

Público Alvo:

Durante o projeto piloto, somente para empregados dos Correios.

Características

Os interessados deverão acessar o site www.dni.gov.br e baixar o aplicativo DNI no seu dispositivo móvel, uma vez que ainda não está disponível nas lojas de distribuição digital de aplicativos e programas, e alterar as configurações do telefone, conforme tutorial Android e iOS.
Realizar seu pré-cadastro no App, informando os dados solicitados e, munido do protocolo gerado pelo App, dirigir-se aos postos de atendimento. O documento ficará disponível no ato do atendimento, quando será informado o Código de Segurança.
No DNI estão disponíveis os documentos CPF e Título de Eleitor, mas a tendência é disponibilizar outros, como a CNH e a CTPS.

Como funciona

Ao ter acesso ao DNI, o cidadão tem em mãos seus documentos pessoais que podem ser validados por meio do próprio App. Estes documentos são válidos em todo território nacional.

Restrição

Pessoas que não possuem o cadastro biométrico junto à Justiça Eleitoral não poderão ter acesso ao DNI. Neste caso, o cidadão terá que se cadastral no TRE de sua região, nos períodos apropriados (em ano eleitoral, este período termina em maio e recomeça em novembro).
Pode ocorrer, ainda, que algum cadastro também não esteja disponível para validação na base de dados. Neste caso, o cidadão deverá aguardar e tentar o acesso mais tarde.
Estas informações de restrições são disponibilizadas no momento do pré-cadastro no APP, onde é retornada a mensagem: “CPF não habilitado para o ICN”

Recomendações

Antes de ir até os postos de atendimento, certifique-se de ter baixado o App DNI corretamente no seu dispositivo móvel, conforme tutorial (Android e iOS), e de que houve a geração do protocolo. Os atendentes dos Correios não estão habilitados a dar informações de como acessar o App e obter o protocolo.

Tutorial para baixar o APP DNI: Android e iOS

Site para acesso ao APP: www.dni.gov.br