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Inovação nos Correios

A partir de 1969, com a criação da ECT, o sistema postal ganhou em agilidade e eficiência. Dentre as medidas adotadas para modernizar a empresa, destacam-se: a criação do Código de Endereçamento Postal (CEP), a implantação de centros de triagem automatizada, a instalação da Rede Aérea Postal Noturna e a informatização da empresa.

CEP

Em 1971 foi lançado o Código de Endereçamento Postal – CEP. Os cinco dígitos fizeram a diferença para a melhoria dos padrões de qualidade dos serviços postais.

Em 1992 o CEP ganhou mais três dígitos, unidos aos cinco primeiros por um hífen. A mudança, que facilitou ainda mais a triagem das correspondências e o trabalho dos carteiros, também permitiu que grandes edifícios, shopping centers, promoções especiais e grandes usuários tivessem um CEP exclusivo.

O primeiro dígito do CEP representa a Região (Estado, parte de Estado ou conjunto de Estados); o segundo, a Sub-Região (capital de Estado, um Estado ou cidades); o terceiro, o Setor (Estados, cidades de grande porte e conjunto de cidades de médio porte); o quarto, o Subsetor (cidades de médio porte e conjunto de localidades de pequeno porte); e o quinto, o Divisor de Subsetor (localidades, conjunto de localidades e logradouros principais). Os três últimos dígitos permitem identificar logradouros, unidades dos Correios, grandes usuários, caixas postais comunitárias e eventos promocionais.

No ano 2000, os Correios lançaram o Diretório Nacional de Endereços (DNE), um banco de dados atualizado pelo CEP, para ser utilizado por empresas. Acompanha a base DNE uma fonte especial para o CEPnet, que é o CEP em código de barras.

No ano 2000, os Correios lançaram o Diretório Nacional de Endereços (DNE), um banco de dados contendo o CEP de todo o Brasil e elementos de endereçamento (descrição de logradouros, bairros, municípios, vilas, povoados).

Em 2012 os Correios inovaram o DNE e lançaram o e-DNE que passou a ser comprado em poucos minutos pela Internet, na loja virtual dos Correios, por download. Hoje a sua compra não necessita mais de formalização de contrato, é feita apenas por meio de adesão ao Termo de Compromisso.

Atualmente o e-DNE contém mais de 900 mil CEP.

Rede Postal Noturna

Um dos maiores avanços dos Correios nas últimas décadas, a RPN é responsável pelo transporte diário de mais de 600 toneladas de objetos postais em todo o Brasil.

Avanço antes inimaginável para os ambulantes postais ferroviários do século XIX, que transportavam as malas postais entre o Rio e São Paulo e foram substituídos, nos anos 60, pelo transporte rodoviário e aéreo.

No início, o encaminhamento dos objetos postais era feito pelo Correio Aéreo Nacional (criado em 1941 pela fusão dos correios Militar e Naval); depois, em porões de voos regulares de passageiros, quando havia poucos horários disponíveis e limitação de espaço diante da quantidade de carga postal a ser enviada.

A criação da Rede Aérea Postal Noturna, na década de 70, veio no bojo de uma profunda reestruturação do plano de encaminhamento de objetos, necessária para que a empresa pudesse cumprir o D+1 (prazo que garante a entrega do objeto no dia seguinte à postagem), adotado à época em todas as capitais e cidades importantes.

Carteiros do Brasil

Mecanização da Triagem

O aumento constante do volume do tráfego postal exigia aumento da força de trabalho e do espaço físico para o tratamento dos objetos, o que elevaria significativamente os custos operacionais da empresa, inviabilizando o negócio postal.

A mecanização da triagem de cartas, encomendas e malotes foi a resposta efetiva para vencer este desafio e promover o desenvolvimento sustentável da ECT.

Embora os primeiros passos no processo de mecanização da triagem tenham sido dados em 1934, com o uso de uma máquina de triagem chamada Transorma, somente em 1976 a ECT adquiriu os primeiros sistemas para o processamento de cartas e encomendas, importados do Japão, instalando-os em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Paralelamente, foram desenvolvidos e implantados, por empresas nacionais, Sistemas Mecanizados de Movimentação Interna de Carga, que agilizaram o fluxo do tráfego tratado automaticamente.

Atualmente existem 75 sistemas de triagem em operação nos principais centros urbanos do Brasil e cerca de 75% do tráfego postal passa por processos automatizados

Carteiros do Brasil

Rede Corporativa

Surge, em 1997, a CorreiosNet, uma das maiores redes corporativas de dados da América Latina, abrangendo mais de 6.800 pontos e interligando todas as agências e unidades operacionais da empresa – em tempo real – em todos os municípios do País.

Sob um conjunto de computadores de alto desempenho e cerca de 140 terabytes de área de armazenamento de dados nos dois Data Centers (Brasília e São Paulo), são processadas diariamente cerca de 1,8 milhão de transações do Banco Postal e 900 mil dos serviços postais via Sistema de Automação da Rede de Atendimento (SARA).

Em 2008, a ECT investiu R$ 27 milhões na aquisição de equipamentos de última geração para modernizar seu parque tecnológico e suportar o crescimento previsto para os próximos anos.

Carteiros do Brasil

Segurança Postal

Por meio de políticas de cooperação mútua e parcerias com organismos governamentais, como a Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Ibama, os Correios desenvolvem ações contínuas para combater o tráfico de drogas, o contrabando, o tráfico de medicamentos e de animais silvestres.

Nessas atividades, são utilizados equipamentos de raios-x e espectrômetros de massa. A operação dos equipamentos é feita exclusivamente por empregados treinados e em caráter reservado.

Com esse trabalho, a ECT garante a segurança de seus empregados e de seus clientes.

Portal Correios

O Portal Internet dos Correios (www.correios.com.br), criado em 1997, recebe uma média de 25 milhões de visitas mensais, destacando-se como o terceiro site de correio público mais visitado no mundo, ficando atrás apenas dos correios dos Estados Unidos e da Inglaterra.

O site oferece Busca CEP, Serviço de Postagem Eletrônica, Rastreamento, telegrama e carta, entre outros.

O cliente também pode antecipar atendimentos relativos a Certificação Digital, Exporta Fácil, Importa Fácil, Endereçador, inscrições de concursos, Malote, SEDEX e Achados e Perdidos.

O Portal também abriga serviços e conteúdos institucionais sobre os Correios.