identificador da página

Ir para a página inicial

Correios de A a Z
Escolha pela letra inicial dos nossos produtos, serviços e assuntos.

Todos os itens
Correios de A-C
Correios de D-F
Correios de G-Q
Correios de R-Z
.



Centro Cultural Correios Salvador - Programação

Exposição sobre o Maracatu Rural chega ao CCC Salvador

Exposições

A Exposição Maracatu Rural - A Magia dos Canaviais que tem a realização pelo Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio dos Correios, vai levar o visitante por uma viagem pela história, os personagens, o ritmo, o território, os mitos, a dança, os sincretismos religiosos de uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. A Exposição, que terá a sua abertura no Centro Cultural Correios, em Salvador, no dia 27 de março, às 19h, contará com fotografias, documentos históricos, vídeos, áudios, indumentárias, adereços, textos e livros.

A região da zona da mata norte de Pernambuco apresenta uma grande diversidade cultural. Sua história, em particular a formação econômica e social da região, que reúne várias etnias, costumes e tradições, deu forma a uma população com uma cultura singular. E o Maracatu Rural se apresenta como ícone dentre tantas manifestações populares da região. Muitas das manifestações populares da região foram criadas no imaginário dessas comunidades que viviam dentro dos engenhos e usinas trabalhando no corte, colheita e produção da cana de açúcar. A partir de suas concepções de vida, na realidade de escravidão a que eram submetidas, e do convívio entre diversas culturas reunidas numa condição humana precária, foram dando origem a costumes e culturas específicas. Transformando e recriando a dureza da vida real, na diversão e beleza do imaginário popular: com os brilhos e ritmos das brincadeiras e folguedos.

Assim, durante décadas o Maracatu Rural vem sendo a principal identidade cultural desse povo, que sobrevive do corte da cana como guerreiros que adentram o canavial com suas enxadas e facões para garantir o sustento de cada dia ? trabalho no corte e colheita para subsistência ou com as suas lanças guiadas para alimentar e revitalizar o imaginário cultural. Contudo, pela cultura massificadora que vem sendo imposta a essas populações, tende a desencadear um sentimento de depreciação dessas tradições populares por fazerem surgir um pertencimento e reconhecimento das suas origens que sempre estiveram à margem de todo crescimento econômico ? subalternas aos costumes de uma cultura dominante.

A exposição, que já esteve em cartaz no Museu Nacional dos Correios, em Brasília, traz agora a Salvador um resgate histórico que possibilita a memória, manutenção e transmissão do Maracatu Rural. O projeto da exposição é da empresa Pentagrama Promoções e Produções Ltda, com coordenação geral de Ângelo Filizola, curadoria de Afonso Oliveira e projeto expográfico de Carla Gama. Textos dos professores Severino Vicente e Valéria Vicente. Fotos de Hans Von Montteufel, Afonso Oliveira, Ederlan Fábio, Fred Jordão e Toni Braga.

Serviço:
Exposição: Maracatu Rural, a magia dos Canaviais
Local: Centro Cultural Correios (Travessa Cruzeiro de São Francisco, nº 20 - Pelourinho)
Abertura: 27 de março, às 19h
Visitação: 28 de março a 25 de maio de 2014 (seg a sex 10 às 18h; sábados 9 às 13h)
Entrada gratuita.