Portal dos Correios

Sobre o Espaço

O Espaço Cultural Correios (ECC) está localizado no centro comercial de Juiz de Fora, no térreo do prédio sede dos Correios, situado à rua Marechal Deodoro, 470. Este prédio, tombado pelo patrimônio histórico municipal, é de 1935 e conserva em si a história de tempos áureos da Manchester Mineira.    

Mais sobre o centro
A inauguração do ECC ocorreu em 16 de maio de 2007 - mês do aniversário de Juiz de Fora – e se consagrou como um presente para a cidade, que tanto aprecia as artes e a cultura. O espaço integra um circuito de arte, história e cultura, formado por várias instituições, dentre as quais cabe destacar o Museu Mariano Procópio - primeiro museu de Minas Gerais - com um dos maiores acervos do Brasil, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, com a maior coleção de arte moderna do Estado.

O ECC possui área climatizada de 270 m² dedicada à divulgação da cultura e das artes, com infraestrutura e segurança adequadas para receber visitantes. O espaço possui um Acervo Cultural equipado com trainel (sistema deslizante para organizar e acomodar objetos e documentos de museus) para o armazenamento das obras. A programação, no segmento das artes visuais, é bastante diversificada, sendo que cada exposição se estende por 45 dias, em média.

A lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à agência central dos Correios em Juiz de Fora e ao Espaço Cultural Correios abriga o Corredor Cultural Renato Stehling, criado pelos Correios com o apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras. A parceria, fruto da assinatura de um “termo de uso de bem público” possibilitou que oito artistas plásticos de Juiz de Fora formassem um novo espaço cultural na cidade. Ao atrair os visitantes, os Correios democratizam o conhecimento e as identidades históricas da cidade e do Estado.

Com uma crescente necessidade de locais para exporem suas obras, os artistas viram nos Correios um espaço perfeito que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Confira a planta baixa do Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora
Programação
PROJETO

Pintar para Imortalizar

As obras retratam animais em risco de extinção, tanto pela mudança climática do planeta, como pela atuação indiscriminada do homem sobre os seus habitats naturais. Além da beleza das obras, existe este importante trabalho na conscientização de preservar  a vida. Esta exposição contou com a pesquisa cuidadosa, buscando ser o mais fiel possível ao momento em que vivemos e a realidade que criamos no decurso do nosso desenvolvimento.

Além das obras, a artista também se propõe a realizar um trabalho de vivência com crianças de diversas escolas, com apoio de arte-educadores e orientadores, com material reciclado onde criem animais que imaginem existir no futuro, e outros tipos de tarefas sempre voltados para o tema da exposição.

Serviço:
Autora do Projeto: Lesiane Lazzarotti Ogg
Curador: Vagner Aniceto.
Horário de Visitação : De segunda a sexta-feira de 10:00h às 17:30h.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 470- Centro -Juiz de fora- MG
Tel 32-3690-5715

Espaço Cultural Juiz de Fora




Visitação
:
Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro - Juiz de Fora/MG - Cep: 36002-900
Telefones: (32) 3690-5715 / 3211-9660

Funcionamento:
O Espaço Cultural Correios recebe seus visitantes de segunda a sexta, de 10:00 às 17:30h. Não abrimos aos sábados.
A entrada é gratuita.