Services
Sobre Correios > Sustentabilidade > Inclusão social

Inclusão social

A ECT considera de extrema relevância o seu papel na promoção da inclusão social. Acredita que pode contribuir com a promoção dos direitos humanos e com a redução das diversas formas de discriminações e desigualdades ainda existentes na sociedade brasileira.

Exercendo seu papel de agente social, vem institucionalizando práticas para sensibilizar seu corpo funcional, tipicamente diversificado, dentro de um processo de educação continuada, que visa promover os direitos humanos, a igualdade de gênero e raça e eliminar todo tipo de discriminação.

Além disso, é seu compromisso socializar conhecimento sobre direitos, respeitando os valores morais e da pessoa humana, na busca da promoção da cidadania e empoderamento dos indivíduos para a concretização de uma sociedade mais justa e igualitária.

Programas Sociais

Programa Jovem Aprendiz

Desenvolvido em consonância com a Lei de Aprendizagem, tem por objetivo o desenvolvimento de jovens por meio da educação técnico-profissional metódica, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, contribuindo com a preparação para o trabalho. A capacitação profissional é realizada, em âmbito nacional, por meio de Acordo de Cooperação firmado com o SENAI. Com a inclusão de critérios socioeconômicos e de vulnerabilidade social no edital de seleção, o perfil dos participantes no Programa passou a ter uma nova configuração. Ações socioeducativas que fortaleçam o desenvolvimento humano e a promoção da cidadania são oferecidas, em complementação à formação técnico-profissional dos aprendizes.

Programa Começar de Novo nos Correios

Visa promover a inserção social de apenados que estejam em regime aberto ou semi-aberto, por meio de sua inserção no mercado de trabalho e de qualificação profissional, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

Programa Voluntariado Empresarial

Tem por objetivo promover o valor social do trabalho voluntário na cultura organizacional. Visa apoiar os empregados em ações de inclusão social e cidadania, tendo a ética como indutora das ações, pautada na responsabilidade social empresarial, contribuindo para o desenvolvimento social e sustentável.

Programa Pessoas com Deficiência

Tem por finalidade oferecer às pessoas com deficiência oportunidade de aquisição de conhecimentos e habilidades profissionais para inserção no mercado de trabalho de forma mais competitiva, além de promover a sua interação por meio de atividades socioeducativas, culturais e desportivas oferecidas pela empresa.

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Adesão voluntária dos Correios a uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República - SPM/PR. Busca promover a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho, desenvolvendo novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

Os Correios foram premiados com o Selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça, um reconhecimento público pelo cumprimento das ações previstas no Plano de Ação, no decorrer de 2012.

Programa de Estágio dos Correios

Praticado desde 1991, tem como objetivo implementar ações dirigidas à inserção de estudantes no mercado de trabalho, contribuindo com a redução da exclusão social, e sua escolarização, diminuindo a evasão escolar, no momento em que condiciona o estágio à matrícula e frequência de estudantes em instituições de ensino de Nível Médio e de Nível Superior. Atualmente os Correios oferecem mais de 4.000 (quatro mil) vagas para estudantes em todo o País.

Para os Correios, o estágio é um importante instrumento da área de Gestão de Pessoas, uma vez que os estudantes contribuem com assuntos da atualidade, como novas tecnologias, teorias modernas, e na realização de atividades associadas à sua formação.