Serviços
Sobre Correios > SEI - Protocolo Eletrônico

SEI - Protocolo Eletrônico

 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, sendo destinado à gestão de processos e documentos eletrônicos.

O módulo de Protocolo Eletrônico permite a uma pessoa física autorizada (representante ou não de pessoa jurídica) protocolar processos e documentos junto aos Correios através da internet, sem a necessidade de enviar os documentos em formato físico ou de se deslocar pessoalmente até uma unidade dos Correios.

Uma vez autorizada a acessar o Protocolo Eletrônico, a pessoa física consegue: 

a) visualizar processos de seu interesse mediante autorização dos Correios; 

b) registrar e enviar documentos; 

c) assinar eletronicamente contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres celebrados com os Correios. 

Para solicitar seu cadastramento ou acessar as funcionalidades do Protocolo Eletrônico, clique no link Acesso para Usuários Externos. 

Atenção: Antes de solicitar seu cadastramento como usuário do Protocolo Eletrônico leia o Guia de Cadastro do Usuário Externo

O módulo de Protocolo Eletrônico, não se destina:
a) ao registro de solicitações que devam ser feitas por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Para tanto, o usuário deverá acessar a página http://www.correios.com.br/sobre-correios/acesso-a-informacao.
b) a substituição dos canais de atendimento dos Correios.