Services

Sobre o Espaço

O Espaço Cultural Correios (ECC) está localizado no centro comercial de Juiz de Fora, no térreo do prédio sede dos Correios, situado à rua Marechal Deodoro, 470. Este prédio, tombado pelo patrimônio histórico municipal, é de 1935 e conserva em si a história de tempos áureos da Manchester Mineira.    

Mais sobre o centro
A inauguração do ECC ocorreu em 16 de maio de 2007 - mês do aniversário de Juiz de Fora – e se consagrou como um presente para a cidade, que tanto aprecia as artes e a cultura. O espaço integra um circuito de arte, história e cultura, formado por várias instituições, dentre as quais cabe destacar o Museu Mariano Procópio - primeiro museu de Minas Gerais - com um dos maiores acervos do Brasil, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, com a maior coleção de arte moderna do Estado.

O ECC possui área climatizada de 270 m² dedicada à divulgação da cultura e das artes, com infraestrutura e segurança adequadas para receber visitantes. O espaço possui um Acervo Cultural equipado com trainel (sistema deslizante para organizar e acomodar objetos e documentos de museus) para o armazenamento das obras. A programação, no segmento das artes visuais, é bastante diversificada, sendo que cada exposição se estende por 45 dias, em média.

A lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à agência central dos Correios em Juiz de Fora e ao Espaço Cultural Correios abriga o Corredor Cultural Renato Stehling, criado pelos Correios com o apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras. A parceria, fruto da assinatura de um “termo de uso de bem público” possibilitou que oito artistas plásticos de Juiz de Fora formassem um novo espaço cultural na cidade. Ao atrair os visitantes, os Correios democratizam o conhecimento e as identidades históricas da cidade e do Estado.

Com uma crescente necessidade de locais para exporem suas obras, os artistas viram nos Correios um espaço perfeito que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Confira a planta baixa do Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora
Programação
EXPOSIÇÃO

Espaço Cultural Correios em Juiz de fora apresenta a exposição “SELFIE&SERVE”


O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora recebe, de 19 de outubro a 17 de dezembro, a mostra multimídia de fotografia “Selfie&Serve”. Propondo-se a investigar o fenômeno da selfie, que tomou conta das plataformas digitais, o projeto tem alto grau de interatividade entre o real e o virtual. A grande atração da mostra é o próprio público, que terá sua selfieexposta lado a lado de celebridades de Hollywood, estas clicadas pelo editor de fotografia do Los Angeles Times, Ricardo DeAratanha.

A mostra é colaborativa e não se prende à cidade de Juiz de Fora. Ela convida usuários do mundo todo a participarem do pr ocesso de criação. Por intermédio do link http://bit.ly/selfieeserve qualquer pessoa de qualquer lugar pode enviar sua selfie, e tê-la exibida nas paredes da sala do espaço expositivo em telas gigantes.

Já os visitantes do Espaço Cultural podem escolher entre fazer sua própria foto em smartphones conectados para a transmissão em tempo real ou se deixar fotografar por uma câmera de alta definição, em um ambiente criado especialmente para o evento, contando com réplicas da estatueta do Oscar, do Grammy da música, ou medalhas Olímpicas. Todo o material coletado será retransmitido no Facebook e Instagram, ganhando assim exibição mundial em tempo real. Um aplicativo permitirá a visualização em 3D das fotos nas plataformas digitais.

A exposição comemora também os 25 anos de carreira de Ricardo DeAratanha, editor fotográfico do Los Angeles Times, que cedeu gentilmente o material para a mostra. DeAratanha é o único brasileiro a ganhar três vezes o prestigiado Prêmio Pulitzer, o maior prêmio do jornalismo mundial. Há 25 anos cobrindo os mais badalados eventos de Hollywood, sua vida profissional é ligada quase integralmente ao Los Angeles Times. DeAratanha saiu do país muito jovem, tornando-se editor de fotografia, além de cobrir os eventos para os cadernos de entretenimento, TV e lazer, do jornal americano. Sempre presente em grandes eventos como o Oscar, Emmy e Grammy, sua coleção de fotos de celebridades é imensa. Seu olhar e experiência asseguram cenas improváveis com seus objetos célebres, o que o levou a ser um especialista na área.

A produção da mostra é do grupo de curadoria Ímã Mobilizadores, com patrocínio dos Correios e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço: Exposição “Selfie&Serve”.
Data: vernissage no dia 19/10, às 19h30;
visitação de 20/10 a 17/12, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. Entrada gratuita.
Local: Espaço Cultural Correios Juiz de Fora - Rua Marechal Deodoro, 470 - Centro - Juiz de Fora/MG.

Espaço Cultural Juiz de Fora




Visitação
:
O Espaço Cultural Correios recebe seus visitantes de segunda a sexta, de 10h às 18h e, aos sábados, de 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Local: Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro - Juiz de Fora/MG - Cep: 36002-900

Contatos: (32) 3690-5715 / 3211-9660