Services

Sobre o Espaço

O Espaço Cultural Correios (ECC) está localizado no centro comercial de Juiz de Fora, no térreo do prédio sede dos Correios, situado à rua Marechal Deodoro, 470. Este prédio, tombado pelo patrimônio histórico municipal, é de 1935 e conserva em si a história de tempos áureos da Manchester Mineira.    

Mais sobre o centro
A inauguração do ECC ocorreu em 16 de maio de 2007 - mês do aniversário de Juiz de Fora – e se consagrou como um presente para a cidade, que tanto aprecia as artes e a cultura. O espaço integra um circuito de arte, história e cultura, formado por várias instituições, dentre as quais cabe destacar o Museu Mariano Procópio - primeiro museu de Minas Gerais - com um dos maiores acervos do Brasil, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, com a maior coleção de arte moderna do Estado.

O ECC possui área climatizada de 270 m² dedicada à divulgação da cultura e das artes, com infraestrutura e segurança adequadas para receber visitantes. O espaço possui um Acervo Cultural equipado com trainel (sistema deslizante para organizar e acomodar objetos e documentos de museus) para o armazenamento das obras. A programação, no segmento das artes visuais, é bastante diversificada, sendo que cada exposição se estende por 45 dias, em média.

A lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à agência central dos Correios em Juiz de Fora e ao Espaço Cultural Correios abriga o Corredor Cultural Renato Stehling, criado pelos Correios com o apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras. A parceria, fruto da assinatura de um “termo de uso de bem público” possibilitou que oito artistas plásticos de Juiz de Fora formassem um novo espaço cultural na cidade. Ao atrair os visitantes, os Correios democratizam o conhecimento e as identidades históricas da cidade e do Estado.

Com uma crescente necessidade de locais para exporem suas obras, os artistas viram nos Correios um espaço perfeito que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Confira a planta baixa do Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora
Programação
Exposições

Espaço Cultural Correios recebe telas e videoarte na exposição “Imagem sonora”

Brisa Constante Azul Trepidante

Artista plástico Luiz Badia volta à cidade com trabalhos que unem diversos estilos

O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora recebe a exposição “Imagem sonora”, do artista plástico carioca Luiz Badia, que traz para a galeria trabalhos caracterizados como um exemplar da união da figuração com a abstração.

Imagem sonora” é composta por 12 telas e uma videoarte que representam uma fase crucial para a carreira do artista. Luiz Badia tem a abstração como base para a sua criação e insere, nas obras, diversos elementos figurativos que fazem parte das cenas do cotidiano que o rodeia. Assim, suas telas representam verdadeiras crônicas para o olhar dos observadores. A videoarte que integra a mostra traz imagens pintadas e filmadas por Badia, além de ter trilha sonora composta por ele – que também é músico e desenhista. O vídeo representa a junção das telas com a leveza do movimento das paisagens urbanas. As imagens em movimento da videoarte são, ao mesmo tempo, extensão e continuidade do trabalho de pintura do artista.

Todas as obras de Badia brincam com a diversidade dos aspectos da vida em sociedade e da temporalidade. “Para o artista, a prática pictórica consiste em posicionar na superfície da tela zonas de tensão. Ele nos insere num espaço de suspensão do tempo, em que, certamente, projeções são possíveis em direção a um futuro qualquer, mas em que a linearidade desaparece”, afirma Fabiana de Morais, em texto crítico sobre o trabalho do artista.

Esta é a terceira vez que Badia expõe em Juiz de Fora. Em 2009, a galeria do Fórum Benjamin Collucci recebeu um conjunto de suas obras e, em 2012, o Espaço Cultural Correios realizou a mostra “Subpop Irreal”. O artista também participou de coletivas na Galeria Hiato (2013, 2014), que o representa em Juiz de Fora. Com “Imagem sonora”, Badia reafirma seus laços com a cidade e apresenta seu trabalho atualizado. “Minha inspiração vem de diversas áreas, o trabalho abrange muitas temáticas e situações: como se fosse uma “Arca de Noé” que agrega vários estilos. Como eu gosto um pouco de tudo, resolvi colocar um pouco de tudo nessas criações”, afirma o artista. As obras misturam erudito, moderno, pop art, abstração, impressionismo, entre outros estilos.

Imagem Sonora” é uma produção da empresa Sinfônica Produções Artísticas, com patrocínio dos Correios, incentivo do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e realização do Governo Federal. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora fica na Rua Marechal Deodoro, 470, Centro, Juiz de Fora/MG.

O artista

Luiz Badia nasceu no Rio de Janeiro e hoje é radicado em Niterói (RJ). Descobriu sua vocação para as artes quando criança e, desde então, participou de cursos de formação. Em 1982, frequentou um curso no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Em 1984, estudou com Charles Watson na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e frequentou curso no Atelier Belo Marques. Formou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1990.

Em 30 anos de carreira, Badia coleciona mais de 25 exposições individuais no Brasil e no exterior, em países como Portugal, EUA e França. O artista participou de quase 50 exposições coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, além de Argentina, EUA e Portugal.

Serviço:
Evento
: Exposição “Imagem sonora
Local
: Espaço Cultural Correios Juiz de Fora
Endereço
: Rua Marechal Deodoro, 470, Centro, Juiz de Fora/MG
Visitação
: Até 17 de setembro | De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h
Entrada gratuita

Espaço Cultural Juiz de Fora




Visitação
:
O Espaço Cultural Correios recebe seus visitantes de segunda a sexta, de 10h às 18h e, aos sábados, de 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Local: Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro - Juiz de Fora/MG - Cep: 36002-900

Contatos: (32) 3690-5715 / 3211-9660