Services

Programação

Exposições

Exposição fotográfica de Antanas Sutkus chega ao Centro Cultural Correios

Exposições

Antanas Sutkus: Um Olhar Livre? é composta por 90 imagens em Preto e Branco. Será inaugurada no dia 6 de dezembro, no Centro Cultural Correios, a exposição Antanas Sutkus: Um Olhar Livre, uma série de 90 imagens em preto e branco que mostra o olhar de Antanas Sutkus, considerado um dos maiores fotógrafos do século 20 e da antiga União Soviética. A exposição, que já passou por Toulouse (França), Fortaleza, Salvador, Tiradentes, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, estará aberta para visitação até o dia 26 de janeiro de 2014.

Sobre o artista: 

Nascido na Lituânia, Sutkus construiu toda sua obra durante o regime comunista e demonstrou interesse em retratar principalmente o cotidiano de pessoas simples e suas expressões particulares. O resultado contradizia a censura socialista e as linhas estéticas que eram ditadas pelo poder: o coletivismo das massas. Nas imagens selecionadas para a exposição o povo lituano é o personagem principal, aparecendo em ações habituais, saindo da igreja, crianças brincando, camponeses na lavoura, trabalhadores urbanos, pais com seus filhos.

Para o artista, suas obras são atuais. ?Problemas existenciais eram e continuam a ser os mais importantes para mim?. Sutkus passou a ser um dos fotógrafos que mais fugia ao formalismo soviético. Foi criador da Sociedade da Arte Fotográfica em Vilnius, através da qual ele e seus colegas procuravam mostrar uma Lituânia diferente de todo o resto da União Soviética, capaz de revelar o espírito do povo e a sua mentalidade.

Serviço:
Evento:"ANTANAS SUTKUS: Um Olhar Livre "
Local: Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda, 262 - Bairro do Recife) 
www.centroculturalcorreiosrecife@correios.com.br  
Abertura: 06.12.2013 às 19 horas
Horário : terça a sexta, das 09 às 18 horas e sábados e domingos das 12 às 18 horas
Entrada Gratuita 
Assessoria de Imprensa Corujas
contato@corujas.rec.br
(81) 9973-9317 - Hayla Cavalcanti 

 

Categoria de evento: Patrocinío

Segmento:  Música

Nome do Evento: " NÓS E O TOM"

 NÓS e o TOM

ANTONIO CARLOS JOBIM, o maior compositor da música popular brasileira, inspirou um sem-número de músicos e cantores pelo mundo afora, estimulando-os a estudar, praticar e compor. Suas canções foram gravadas por intérpretes de vários países. Suas melodias e harmonias serviram de modelo e deram rumo a artistas de diferentes credos.

Da profunda admiração pelo maestro e do amor por suas músicas nasceu o projeto NÓS e o TOM, com a cantora DENISE MELLO, o pianista FLÁVIO FRANCO ARAÚJO e o violonista LUIZ ROBERTO OLIVEIRA.

A bossa-nova foi o estilo musical que marcou a carreira de Tom Jobim. Além dos sambas e sambas-canção, Tom adorava fazer canções de câmara – um dos pontos mais fortes de sua parceria com Vinícius de Moraes, e enveredou por outros gêneros, como a valsa, o foxtrot, a toada e o baião, vez por outra aventurando-se em criações mais eruditas.

O projeto visa transmitir ao público um olhar mais abrangente sobre a obra de Tom, mostrando, além de sucessos aplaudidos mundialmente, composições menos conhecidas, mas com a mesma riqueza musical e poética.

O repertório do show consta tanto de clássicos da bossa nova, como Chovendo na Roseira, quanto de canções pouco conhecidas, como Aula de Matemática, além dos sambas Piano na Mangueira, o foxtrot Domingo Azul do mar, a toada A Correnteza, o baião Pato Preto, a lindíssima canção de câmara Estrada Branca, entre outros. Nesse encontro musical, os arranjos mesclam as harmonias originais de Tom, trazidas por Luiz Roberto, grande conhecedor da obra do maestro, com a leveza e originalidade do piano de Flávio. Na voz, Denise, com um belo timbre e muita afinação, combina delicadeza e densidade interpretativa, atributos indispensáveis à obra de Tom.

No show, Luiz Roberto, parceiro de Vinícius de Moraes e amigo de Tom, conta algumas passagens do seu livro Histórias de Canções - Tom Jobim, escrito em co-autoria com Wagner Homem. 

Serviço  

Evento:  " NÓS E O TOM "

Local: Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda, 262 -  Bairro do Recife) 

Período do evento: 05 e 06.09.2014

Entrada Franca limitada a 200 lugares

Informações e agendamentos:  81 3224  5739  

www.centroculturalcorreiosrecife@correios.com.br