Services

Gerson Carrion de Oliveira

Informações pessoais

Data de Nascimento: 04/09/53
Profissão: Administrador de Empresas – modalidade Análise de Sistemas
Registro: CRA/RS 10 região – n.º 2967

Formação profissional

Curso Superior

Administração de Empresas – modalidade Análise de Sistemas – (Pontifícia Universidade Católica do RS) curso concluído em julho de 1979.

Curso de Extensão

1 – Auditor Interno – Universidade de São Paulo – Faculdade de Economia e Administração (FIPECAFI – ELETROBRÁS);

2 – Auditoria em Sistemas Computadorizados – Universidade Federal do RS – Pró-Reitoria de Extensão;

3 – Estudo de Casos de Auditoria em Sistemas Computadorizados – Universidade Federal do RS – Pró-Reitoria de Extensão;

4 – Especialização em Marketing – Pós-Graduação – Universidade Federal do RS – Pró-Reitoria de Extensão;

Curso de Especialização

1 – Área Técnica de Produção, Transmissão e Distribuição de Energia
Sistemas de Faturamento, Arrecadação e Informação a Consumidores Finais; Comercialização e Marketing de Energia;

2 – Área  Econômico Financeira
Administração Financeira; Análise de Gestão de Caixa e de Lucro; Orçamento Empresarial e de Caixa; Análise e Interpretação de Balanços; Análise Econômica-Financeira.

3- Área Administrativa
Gerência de Projetos; Administração da Produção; Planejamento e Controle da Produção; Controle da Qualidade e da Produtividade; Avaliação e Planejamento de Desenvolvimento; Organização e Métodos; Técnicas de Chefia; Psicologia Social – Grupos e Liderança; Centro de Informação – Estratégia para Desenvolvimento Integrado de Aplicações; Administração Participativa; Fundamentos e Prática de Administração por Objetivos; Produtividade em Vendas; Administração de Compras; Administração de Materiais.

Experiência profissional

Atuei no setor privado como Contador da Ford do Brasil. No setor público trabalhei no Sistema Financeiro Estadual no Banco do Estado do Rio Grande do Sul, na CEEE - Companhia Estadual de Energia Elétrica atuando nas áreas de Auditoria Interna, Comercial e Financeira e de Fundo de Pensão. Tendo sido Chefe do Departamento de Auditoria de Programas; Assistente do Auditor Chefe da Auditoria. O foco das atividades desenvolvidas foram em Planejamento e Execução de Auditorias dos Sistemas Operacionais nas áreas de Distribuição de Energia Elétrica, Contábil, Comercial, Administrativa e da Operação e Planejamento do Sistema Elétrico. Na área Comercial fui responsável pela Coordenação junto aos Grandes Consumidores Industriais da CEEE e da implantação da modalidade de pré-venda de Energia.

Diretor Administrativo da Fundação CEEE - ELETROCEEE (1987 a 1988) responsável pela área de Planejamento, Controle e Informática, Suprimentos, Contratos e Licitações, Infra-Estrutura de Apoio e Patrimonial.

Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado e Membro Titular do Conselho de Administração (1992 a 1994), tendo sob minha responsabilidade a área financeira, contábil, comercial e de informática da empresa. Idealizei e implementei o Programa de Saneamento Econômico-Financeiro da Companhia. Entre 1991 e 1994 a Companhia saiu de um resultado de U$ 400 milhões de dólares negativo em 1990 para um resultado operacional positivo e lucro líquido de U$ 67 milhões de dólares  em 1994.

Consultor Técnico nas áreas financeiras, contábil, econômicas, comercial, administrativa e de auditoria (1995-1997).

Assessor Técnico da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (1995-1996).

Assessor Técnico da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (1997 a 1998). 

Membro Titular do Conselho de Administração da CEEE (1999 a 2000).

Assessor Técnico na Câmara Federal para área de Minas e Energia (1998 a 2002).

Diretor Econômico-Financeiro da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (2003 a Janeiro de 2004), tendo sob minha responsabilidade a área financeira, contábil, banco postal e um orçamento anual de R$ 7 bilhões. Neste período consolidei a implementação do Banco Postal, saindo de 300 mil correntistas para 1 milhão e 200 mil correntistas num prazo inferior a um ano.

Assessor Técnico na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para área de Finanças, Orçamento e Energia (2004 a abril/2007).

Assistente da Divisão de Assuntos Institucionais e Regulatórios da CEEE – D (fevereiro a dezembro de 2008), auxiliando no processo de implementação da área regulatória e a adequação à empresa de referência em consonância com o estabelecido pelo órgão regulador, minimizando os riscos regulatórios e preservando o resultado da Companhia.

Diretor Financeiro da Fundação CEEE de Seguridade Social (de dezembro de 2008 a dezembro de 2010), sendo responsável pelo planejamento e execução das atividades financeiras e patrimoniais da ELETROCEEE. Estava sob minha alçada propor à Diretoria Executiva os planos de operações financeiras, plano de contas, realização e execução do programa de orçamento anual, normas de concessão de crédito, organização e atualização dos registros da documentação contábil, promover o funcionamento das carteiras de empréstimos e sistemas de investimentos

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores das empresas do Grupo CEEE (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica, Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica e Companhia Estadual de Participações de Energia Elétrica), no período de 13 de janeiro de 2011 a 03 de outubro 2013, sendo responsável pela gestão financeira de um orçamento superior a R$ 5 bilhões anuais

Conselheiro de Administração Titular das empresas do Grupo CEEE (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica, Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica e Companhia Estadual de Participações de Energia Elétrica), no período de 04 de outubro de 2013 até 22 de janeiro de 2015;

Conselheiro de Administração Titular da Fronteira Oeste Transmissora de Energia S.A, Empresa constituída em 20 de dezembro de 2013 com o propósito específico de construção, operação e manutenção das instalações de transmissão caracterizadas no ANEXO 6ª do Edital do LEILÃO nº 07/2013-ANEEL (2013/2015);

Conselheiro de Administração Titular da Transmissora Sul Litorânea de Energia S.A., constituída em 10 de julho de 2012 com o propósito específico de construção, operação e manutenção das instalações de transmissão caracterizadas no ANEXO 6ª do Edital do LEILÃO nº 05/2012-ANEEL (2013/2015);

Conselheiro de Administração Titular das empresas do Complexo Eólico Povo Novo (Ventos de Vera Cruz S.A., Ventos de Curupira S.A. e Ventos de Povo Novo S.A), período 2014/2015;

Conselheiro Fiscal Titular do Operador Nacional do Sistema – ONS (2013/2015).

Diretor-Presidente das empresas do Grupo CEEE (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica, Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica e Companhia Estadual de Participações de Energia Elétrica), no período de 04 de outubro de 2013 até 22 de janeiro de 2015;

Atualmente Vice-Presidente de Finanças e de Controles Internos da ECT – Empresa de Correios e Telégrafos empossado em 06/04/2016, com mandato de 06 de abril de 2016 a 05 de abril de 2019, nos termos dos artigos 11 e 22, parágrafo 9º do Estatuto Social da ECT.

 

Brasília, 07 de julho de 2016.