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Vale Postal Eletrônico - Nacional

Normalização dos serviços de encomendas e malote

A entrega das encomendas SEDEX, e-SEDEX, PAC e Malote será normalizada a partir de 2ª.feira, dia 17/mar/14, bem como a prestação dos serviços SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje.

Informamos ainda que a oferta do Disque Coleta e da Logística Reversa também será normalizada na mesma data.

Importações


Informamos que para que os objetos sejam aceitos e nacionalizados pelo Importa Fácil, as dimensões e os pesos dos mesmos devem atender as seguintes condições:
1) a maior dimensão não pode ser maior que 1,05m;
2) a soma da maior das longitudes e o maior contorno tomado em um sentido diferente do da longitude não pode ser maior que 2,00m;
3) o peso máximo é 30kg.

As três condições precisam ser atendidas. Caso uma delas esteja fora, o objeto será DEVOLVIDO A ORIGEM.

É o serviço de transferências financeiras nacionais dos Correios, que facilita o envio de dinheiro entre remetentes e destinatários localizados dentro do território brasileiro, de forma rápida, econômica e segura. Está disponível para você e para a sua empresa.

1. Características Gerais

Abrangência:
Nacional.

Quem pode enviar ou receber:
- Pessoa física (Brasileiros e Estrangeiros)
- Pessoa Jurídica

Documentos necessários para o envio ou recebimento:
Pessoa Física Brasileira
- CPF (obrigatório o registro no sistema de atendimento)
- Carteira de Identidade ou algum dos documentos a seguir:
     - Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
     - Carteira de Habilitação;
     - Carteira de Conselho de Classe;
     - Certificado de Alistamento Militar;
     - Certidão de Reservista ou Dispensa de Incorporação;

Pessoa Física Estrangeira
- Apresentação do passaporte ( obrigatório o registro no sistema de atendimento).

Pessoa Jurídica
- CNPJ
e para o representante legal:
- número do CPF;
- Comprovação de representação legal e
- Carteira de Identidade ou algum dos documentos a seguir:
     - Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
     - Carteira de Habilitação;
     - Carteira de Conselho de Classe;
     - Certificado de Alistamento Militar;
     - Certidão de Reservista ou Dispensa de Incorporação;

Obs: Na postagem, é necessário informar o número do CPF/CNPJ do destinatário ou, se estrangeiro, o número do passaporte e o país de origem.

Operação para empresas e profissionais liberais:
O Vale Postal Eletrônico para empresas consiste na transferência financeira de um remetente para vários destinatários ao mesmo tempo em qualquer lugar do Brasil.

Para usar o serviço, é necessário formalizar um contrato específico para detalhamento e formalização da prestação desse serviço.

A operação começa quando o contratante entrega aos Correios o arquivo eletrônico com os dados dos destinatários (Nome, CPF/CNPJ, passaporte e país de origem, para estrangeiros residentes no Brasil, finalidade da remessa, valor pago e endereço completo), por meio de um aplicativo fornecido pelos Correios e instalado no ambiente da empresa.

O contratante, então, deposita os valores a serem transferidos na conta dos Correios e, depois de comprovada a realização desse depósito, os pagamentos são disponibilizados para entrega aos destinatários nos guichês de atendimento de mais de 6.200 agências dos Correios em todo o país.

Na contratação, a empresa poderá definir em que agência o pagamento será feito.

Não há limite para a quantidade de remessas por emissão.

Recebimento por terceiros:
Caso o destinatário esteja impossibilitado de comparecer a uma agência de Correios para receber o pagamento, poderá autorizar um representante legal (Preposto), utilizando o formulário transferência de pagamento. Baixe aqui o formulário. Preencha, imprima, assine e reconheça firma em cartório.

Alternativamente, pode-se utilizar de procuração com firma reconhecida em cartório.

Comunicação da disponibilidade do dinheiro e do pagamento do Vale:
Com a utilização do meio eletrônico para o pagamento ao destinatário, os Correios buscaram garantir maior segurança, rapidez e certeza de disponibilidade em qualquer agência credenciada. Com isso o aviso de chegada, anteriormente utilizado para todas as remessas, perdeu sua importância, deixando de ser obrigatório para ser opcional. Mesmo assim, caso haja interesse do remetente, os Correios avisam o destinatário, por meio de Telegrama, mediante a utilização do serviço Aviso Vale Postal Eletrônico.

O cliente também pode optar pelo aviso de Pagamento do Vale no momento da postagem, caso haja interesse de ser avisado que o vale foi pago ao destinatário.

2. Benefícios

- A transferência do dinheiro é realizada por meio eletrônico;
- É fácil de usar, rápido, seguro e barato;
- Não há cobrança de tarifa no recebimento da remessa;
- Observa normas legais do BACEN e COAF;
- Possui finalidade social, em conformidade com políticas de inclusão social (Governo e UPU);
- Está disponível em mais de 6.200 agências credenciadas;
- Promove o desenvolvimento econômico com a transferência de renda a localidades distantes.

3. Ferramentas

Baixe aqui o formulário de transferência de pagamento para representante legal (Preposto). Preencha, imprima, assine e reconheça firma em cartório.

Para consultar uma remessa de Vale Postal e verificar a sua situação atual, clique aqui

4. Recomendações e Restrições

Este serviço não é prestado em agências terceirizadas.

5. Como Comprar

Para enviar ou receber remessas basta comparecer a uma de nossas agências credenciadas para realização do serviço.

ATENÇÃO: Este serviço não é prestado por agências franqueadas.

Empresas e profissionais liberais:
Contate um representante comercial dos Correios e agende um visita para negociação e assinatura do contrato.

6. Preços e Prazos

Preços:
Veja aqui o preço deste serviço.

Prazos:
Prazo de Entrega
O pagamento on-line estará disponível ao destinatário em até 4 dias úteis a partir da data de postagem.

Prazo máximo para retirada
O pagamento ficará à disposição do destinatário até 365 dias corridos a partir da data de postagem. 

Passado esse prazo, a remessa ficará disponível para pagamento somente ao remetente por mais 4 anos e bloqueada para pagamento ao destinatário.

7. Observações

Para dúvidas, sugestões, elogios ou reclamações sobre o serviço de Vale Postal Nacional Eletrônico, Fale com os Correios