identificador da página

Ir para a página inicial

Correios de A a Z
Escolha pela letra inicial dos nossos produtos, serviços e assuntos.

Todos os itens
Correios de A-C
Correios de D-F
Correios de G-Q
Correios de R-Z
.



Como Obter seu Certificado


Os Correios comercializam os certificados digitais da Autoridade Certificadora SERPRO/RFB para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Para adquirir seu certificado digital basta seguir os passos:

Escolha no menu ao lado a opção "Solicitar Certificado Digital", no novo menu escolha "Solicitar" de acordo com o segmento:
Pessoa Física: e-CPF tipo A1 ou A3;
Pessoa Jurídica: e-CNPJ tipo A1 ou A3;
Pessoa Jurídica exclusivo para ME (Micro-empresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte): e-CNPJ ME EPP A3
Clique aqui para saber mais sobre os tipos de certificados digitais.

Observação: se optar pelo A3, é necessário que o interessado, antes da solicitação, adquira um dispositivo de armazenamento - token ou cartão inteligente (smart card) e instale o driver de controle e o CSP correspondente. Para adquirir o seu dispositivo de armazenamento procure lojas especializadas em produtos de informática ou acesse o CorreiosNet Shopping, opção ?Busca por Produtos?, de acordo com sua preferência.

Após efetuar a solicitação, imprima 2 cópias do termo de titularidade que é gerado automaticamente no final da etapa de solicitação. O termo de titularidade só deverá ser assinado na presença do Agente Registrador dos Correios em uma das agências credenciadas.

Observação: memorize a frase senha, pois esta será necessária para baixar o certificado digital.

Aceitamos Procurações somente se ela for do tipo Pública, prevista no Contrato Social/Estatuto e que contenha o poder do outorgado representar o outorgante perante a ICP-Brasil (conforme Resolução 79 da ICP-Brasil).

Compareça em uma Agência dos Correios credenciada para prestação do serviço - clique aqui para ver a lista de agências credenciadas, - com 2 cópias do termo de titularidade e 1 cópia da documentação necessária.

Na agência dos Correios, o solicitante assina o Termo de Titularidade na presença do Agente Registrador dos Correios e submete-se à validação dos seus documentos para a autorização (aprovação) do seu certificado digital. Na agência também ocorre o pagamento da taxa referente ao certificado digital (dinheiro, cheque e cartão de crédito) - o comparecimento presencial do titular do certificado é uma exigência da ICP/Brasil.



Segmento Tipo Preço (R$) Validade (meses)
e-CPF A1
80,00
12
A3
110,00
36
e-CNPJ A1
130,00
12
A3
220,00
36
e-CNPJ ME EPP A3
130,00
18


Após a autorização na agência, o certificado digital está imediatamente pronto para ser baixado pelo sítio dos Correios [clique aqui para baixar agora]. A baixa deve ocorrer no mesmo computador onde foi feita a solicitação, com o mesmo usuário conectado (login do sistema operacional) e desde que o computador não tenha qualquer tipo de atualização (seja de software ou hardware) entre a fase de solicitação e a baixa.
Recomendamos que a solicitação, a aprovação na agência e a baixa ocorram no mesmo dia, afim de evitar transtornos para o solicitante.

Observações:
- O certificado digital somente pode ser baixado no mesmo computador onde foi solicitado;
- O certificado digital somente pode ser baixado uma vez.


Documentos Necessários

Ajuda Interativa Perguntas Frequentes