Você > Notícias > No Dia Mundial dos Correios, UPU reitera necessidade de diversificação

No Dia Mundial dos Correios, UPU reitera necessidade de diversificação

Em sua mensagem alusiva ao Dia Mundial dos Correios, comemorado nesta sexta-feira (9), a União Postal Universal — órgão da Organização das Nações Unidas que congrega os operadores postais de 192 países — chancelou a estratégia de diversificação de serviços que vem sendo adotada pelos Correios no Brasil desde 2011, com objetivo de garantir a sobrevivência do serviço postal frente aos desafios trazidos pelas novas tecnologias. “Os correios mais competitivos aproveitaram esses desafios para inovar e criar novos segmentos de mercado, compreendendo que é justamente de um meio de comunicação mais rápido e eficiente que o correio precisa para constituir uma nova cadeia de valor comercial”, afirmou o diretor-geral da UPU, Bishar Hussein.

A mensagem foi lida durante as comemorações da data em solenidade realizada no edifício-sede dos Correios em Brasília (DF), que contou com a presença do subsecretário de Serviços Postais e Governança de Empresas Vinculadas do Ministério das Comunicações, André Segantin Luiz, do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e de membros da Diretoria-Executiva da empresa. Hussein destacou que, por seu caráter universal, o correio está em melhor posição para estimular a inclusão econômica, social, financeira e digital, usando sua rede extensa para focar nas micro, pequenas e médias empresas, bem como nas populações desprovidas de serviços bancários. “O futuro dos correios começa agora. Devemos todos trabalhar em prol da criação de produtos e serviços capazes de responder às necessidades de nossos clientes de hoje e de amanhã”, finalizou.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, lembrou que a empresa está seguindo o caminho indicado pela UPU desde 2011, quando a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.490, que diversifica as atividades da estatal. “Precisamos manter a coragem para seguir com esse profundo processo de revitalização, que vai trazer resultados benéficos às cidadãs e aos cidadãos brasileiros, clientes e proprietários desta grande empresa pública”, disse, após agradecer às trabalhadoras e aos trabalhadores pela dedicação com que desempenham suas atribuições.

Premiações — O evento contou com a leitura da carta do vencedor nacional da 44ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, Leonardo Silva Brito, que ficou em terceiro lugar na etapa internacional da competição, em uma disputa que envolveu 1,5 milhão de alunos de 65 países. O concurso, promovido pela União Postal Universal, é realizado no Brasil pelos Correios.

Houve ainda a premiação dos trabalhadores Nota 10 dos Correios. Como os que mais se destacaram no ano de 2014 nas suas atribuições, foram homenageados José Carlos Antão (operador de triagem e transbordo), Lucimara Ida Batista (carteira) e Ana Paula Cardoso de Melo (atendente), todos do Paraná, além de João Luiz da Silva (carteiro motorizado) e Maria de Fátima dos Santos Boaratto (suporte), do Estado de São Paulo. Ao final do evento, os Correios também prestaram homenagem aos atletas dos esportes aquáticos que se destacaram nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá.

Publicado em 9/10/2015