Você > Notícias > Logística nos Jogos Rio 2016 é apresentada em encontro de jornalistas

Logística nos Jogos Rio 2016 é apresentada em encontro de jornalistas

Rio de Janeiro, 07/06/2016 - Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, um correio público realizará a logística daquele que é considerado o maior evento esportivo do mundo. Como está ocorrendo a preparação e de que forma será desenvolvida esta operação foi o tema da palestra do vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, no 4º Encontro Nacional de Editores, Colunistas e Blogueiros, realizado nesta terça-feira (7), no Rio de Janeiro.

Segundo Furian, os Correios venceram concorrência internacional para serem os operadores logísticos oficiais dos Jogos Rio 2016 com a expertisse de quem conta com 120 mil trabalhadores, entrega todos os dias 36 milhões de objetos em todos os municípios brasileiros e realiza grandes operações nacionais de logística, como a distribuição dos livros didáticos e as provas do Enem. “É um desafio imenso, mas está no DNA dos Correios armazenar, transportar e entregar com eficiência e qualidade”, destacou Furian.


Foto: Francisco França/Correios

Para a operação dos Jogos, é necessária uma logística complexa. Serão movimentados 30 milhões de itens para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 206 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro, além das demais sedes do futebol, em outros Estados.

Os Correios farão armazenagem, transporte, distribuição e logística dos materiais esportivos, eletrônicos, utensílios, mobiliários e barreiras, entre outros equipamentos. Ao todo, serão mais de 17 mil entregas, um milhão de encomendas, 980 mil partes de equipamentos esportivos, 120 mil cadeiras, 30 mil camas, 30 mil colchões, 25 mil mesas, 18 mil sofás, 36 mil bagagens de atletas e 300 quilômetros de barreiras (alambrados), para citar alguns exemplos da complexidade da operação.

A área de armazenagem dos três centros logísticos — dois em Duque de Caxias e um na Barra da Tijuca — é de 100 mil metros quadrados, o equivalente a 12 campos de futebol. Mais de duas mil pessoas estarão envolvidas, só na equipe dos Correios, além de 170 caminhões e dois mil equipamentos de movimentação, entre paleteiras, empilhadeiras, tratores, guindaste etc.

Mais informações sobre a ação dos Correios nos Jogos podem ser acessadas no hotsite especial:www.correios.com.br/rio2016.