Você > Notícias > João do Pulo é homenageado em selo dos Correios

João do Pulo é homenageado em selo dos Correios

Brasília, 14/10/2016 - Neste sábado (15), os Correios realizam, em São Bernardo do Campo/SP, o lançamento do selo especial e carimbo em homenagem a um dos grandes atletas brasileiros de todos os tempos:  João Carlos de Oliveira, o João do Pulo.

A emissão, que utilizando a técnica de computação gráfica, destaca a imagem estilizada do atleta em movimento, finalizando o salto triplo que lhe rendeu o recorde mundial.  O fundo é verde, com inscrições amarelas, numa referência às cores do Brasil.  O selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios, na loja virtual www.correios.com.br/correiosonline e na Agência de Vendas a Distância.

Recorde mundial – Há 41 anos, num 15 de outubro, durante os jogos Pan-americanos do México, o salto triplo do brasileiro João Carlos de Oliveira entrou para a história do atletismo internacional. Em competição realizada na pista do Estádio Olímpico Universitário, ele alcançou a inédita marca de 17,89 m, superando em quase meio metro o recorde mundial da época, que era do soviético Viktor Seneyev. 

Por uma década, o saltador, que passou a ser conhecido como João do Pulo, manteve o recorde mundial no salto triplo. Nos jogos pan-americanos, o recorde na modalidade continua sendo de João do Pulo, que é também o brasileiro com mais títulos conquistados no atletismo.