Você > Notícias > Iniciativas dos Correios são premiadas entre as mais inovadoras do País

Iniciativas dos Correios são premiadas entre as mais inovadoras do País

Duas iniciativas dos Correios foram agraciadas durante cerimônia de premiação das dez vencedoras do 19º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, em Brasília (DF), na terça-feira (7). Promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o concurso contou com 136 propostas inscritas, conferindo o sexto lugar para a estatal com a iniciativa “Inovação na Prospecção de Clientes”, além da nona posição com o “Serviço de Logística Reversa em Agência dos Correios”.

O “Sistema de Prospecção Inteligente” é uma ferramenta criada em 2012 com o objetivo de mapear e prospectar clientes na área de atuação da Diretoria Regional de São Paulo Interior. Por meio da iniciativa, passou a ser possível identificar clientes potenciais por segmento de negócios da empresa, por segmento de mercado (bancos, órgãos públicos, confecções, etc) e por critério geográfico (Diretoria Regional, Região de Vendas, Região de Mercado ou Município).

Já a “Logística Reversa em Agência dos Correios” consiste na utilização de e-tickets na devolução de mercadorias adquiridas pela internet. Por meio dela, caso o consumidor não queira ficar com o produto adquirido por alguma razão, basta comunicar o fato ao vendedor, receber a autorização de postagem e se dirigir a qualquer agência dos Correios levando a mercadoria. A devolução será feita sem custo para o comprador e com total controle do processo pelo vendedor.

Representando os Correios na premiação, o vice-presidente de Logística e Encomendas, José Furian Filho, destacou a importância de investir no processo de inovação. “A conquista desses dois prêmios demonstra a capacidade dos Correios investirem em processos inovadores, apresentando propostas que atendem às necessidades do mercado. Temos muitas outras ações que poderiam ser apresentadas neste sentido, pois entendemos que estimular o processo de inovação é fundamental para manter a empresa viva”, afirmou. Além de Furian, os representantes das equipes envolvidas nas duas iniciativas também estiveram presentes à cerimônia.

O concurso visa estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, valorizando os servidores públicos que atuam de forma criativa. O prêmio tem alcançado sucesso ao longo dos 19 anos em que vem sendo realizado, somando 1.832 práticas inscritas e 351 iniciativas premiadas.

08/04/2015