Você > Notícias > Correios comemora Dia do Filatelista

Correios comemora Dia do Filatelista

Os Correios celebram, nesta quinta-feira (5), o Dia do Filatelista. O trabalho do filatelista vai além do recolhimento e guarda dos selos — ele tem importante papel como agente de integração entre os povos, por meio da divulgação e do intercâmbio de informações socioculturais das nações. 

A filatelia, o estudo dos selos postais e a prática de colecioná-los, conta com cerca de 30 milhões de adeptos em todo o mundo. O Brasil se destaca nesse cenário como o primeiro país nas Américas e o segundo no mundo a utilizar os selos como pagamento de taxas por serviços prestados pelos Correios, além de ter selos premiados e reconhecidos pela qualidade gráfica, artística e temática.

Só no ano passado, os Correios emitiram 66 selos comemorativos, divididos em 25 motivos, que renderam a produção de mais de 20,3 milhões de unidades. A Copa do Mundo 2014 e personalidades como Dorival Caymmi e Oscar Niemeyer são alguns dos motivos de selos que ilustram e enriquecem o acervo filatélico da estatal e dos filatelistas do Brasil e do mundo.

A população brasileira tem grande influência nesse universo. Anualmente os Correios recebem da sociedade sugestões de motivos temáticos para os selos que serão emitidos no ano seguinte. A avaliação e definição dos temas das emissões é feita pela Comissão Filatélica Nacional e abrangem assuntos como artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura, esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, meio ambiente e turismo, entre outros.
Ao fomentar o estudo e o colecionamento de selos com abordagens diversificadas dos vários campos do conhecimento, a filatelia torna-se mais que um passatempo, e passa a atuar como fonte permanente dos aspectos representativos da cultura brasileira.

 

5/3/2015