Você > Notícias > Correios celebra Dia do Selo

Correios celebra Dia do Selo

Os Correios comemoram, neste sábado (1º), o Dia do Selo Postal Brasileiro. A data marca a ocasião em que entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olho de Boi. O lançamento ocorreu em 1º de agosto de 1843, com três valores: 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário filatélico mundial.

O Brasil foi o segundo país do mundo e o primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento – antes, o responsável pelo pagamento da postagem era o destinatário. Essa conquista marcou de forma definitiva o destino dos Correios.

Nos últimos anos, a produção de selos tem aumentado significativamente. Em 2013, a tiragem de selos no Brasil ficou em torno de 15 milhões de unidades, enquanto em 2014, foram 21 milhões. Somente em 2015, já foram lançados 56 selos comemorativos no País, com tiragem de aproximadamente 40 milhões de unidades. Esse acréscimo de tiragem deve-se às emissões especiais relativas à Série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em homenagem ao evento que será sediado pelo Rio de Janeiro, no ano que vem.

31/7/2015