Você > Notícias > Cinquentenário do Banco Central é celebrado com selo e carimbo

Cinquentenário do Banco Central é celebrado com selo e carimbo

Os Correios lançaram, nesta segunda-feira (30), selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos aos 50 anos do Banco Central do Brasil (Bacen), durante a cerimônia de cinquentenário da instituição, realizada em Brasília (DF).

Participaram da cerimônia o Ministro de Estado Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, e o servidor de Brasília com mais tempo de serviço no Banco, Luiz Carlos de Brito, além de representantes da Diretoria Regional dos Correios de Brasília.

Em dezembro de 1964, a Lei nº 4.595 criou o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas o Banco apenas iniciou suas atividades em março de 1965.

Após a criação da autoridade financeira, buscou-se dotar o Bacen de mecanismos voltados para o desempenho do papel de “banco dos bancos”. Por essa razão, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu dispositivos importantes para a atuação do Banco Central, entre os quais se destaca o exercício exclusivo da competência da União para emitir moeda.