Você > Correios de A a Z > SPP - Serviço de Protocolo Postal

SPP - Serviço de Protocolo Postal

O Protocolo Postal dos Correios é um produto da família SEDEX, desenvolvido especialmente para agilizar todo o passo a passo de um processo de protocolo, desde o recebimento até sua entrega ao destinatário.


Disponibilidade do serviço:

Em todo o território nacional

Consulte a lista de órgão conveniados

Quem pode usar: 

- Pessoas físicas e jurídicas sem contrato;
- Pessoas jurídicas com contrato.

Como funciona

Tribunais, DETRANS e outros órgãos públicos assemelhados procuram os Correios e firmam um convênio. A partir daí, todas as agências dos Correios, presentes por todo o território nacional, passam a exercer a função de protocolo para recebimento de quaisquer documentos encaminhados a este órgão conveniado.

O recibo da postagem fornecido pelos Correios é personalizado com data e carimbo e, para efeito de comprovação de protocolo, passa a ser reconhecido como de Fé Pública perante os conveniados.

Serviços Básicos:

- Uso da plataforma SEDEX;
- Utilização de etiqueta personalizada do serviço;
- Utilização de embalagens padronizadas dos Correios.

 

Entrega

Prazo de entrega:

Varia conforme as localidades de origem e destino da remessa.

Veja o prazo de entrega de suas remessas


Por que usar este serviço?

Para os conveniados ao SPP

Mais organização:
Com o SPP, além de contar com a garantia de qualidade do SEDEX nos processos de protocolo, os órgãos conveniados investem na padronização de procedimentos;

Mais reconhecimento: 
A melhoria dos trâmites e o interesse em simplificar o andamento dos processos demonstram uma visão estratégica dos órgãos conveniados, revelando uma prática de gestão com alto padrão de qualidade.

Para os usuários do SPP

Mais opções:
Além do protocolo tradicional, existente nos órgão públicos, o usuário conta com a possibilidade de protocolar seus documentos em qualquer agência dos Correios;

Menos gastos:
Muitas vezes, os profissionais precisam percorrer grandes distâncias, arcando com alto custo de viagens, apenas para protocolar um documento diretamente em um tribunal ou órgão público específico. O SPP funciona como uma ferramenta que evita perda de tempo e gastos desnecessários: só é preciso ir até uma das agências dos Correios e pagar custos de envio.

Mais agilidade:
O SPP conta com a rapidez e o alcance do SEDEX. Isso significa que os usuários têm a certeza de que seus documentos chegarão ao destinatário dentro do prazo e com toda a segurança, sem filas e sem complicação.

A postagem do objeto poderá ser realizada em qualquer Agência dos Correios.

Caso sua necessidade seja contratar o serviço, contate um de nossos representantes comerciais.

Quanto custa:

Para definição do preço da remessa é aferido o peso real do objeto, a origem e o destino da encomenda, acrescido do valor referente aos produtos opcionais e serviços adicionais / complementares eventualmente adquiridos.

Simule o preço do envio de suas remessas protocoladas - SPP (SEDEX) com pagamento à vista.

Como pagar: 

Nas agências dos correios

    • Dinheiro em espécie;
    • Cartão de crédito;
    • Cartão de débito;
    • Cheque da própria praça e do próprio interessado, nominativo à ECT ou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.  Conheça as condições para pagamento com cheque. 
  • A faturar

Fatura mensal somente para clientes pessoa jurídica, mediante contrato a ser firmado nas Gerências, através dos Contatos Comerciais de cada estado.

Prazo de entrega:

Varia conforme as localidades de origem e destino da remessa.

Veja o prazo de entrega de suas remessas

Restrições:

Verifique quais conteúdo que os Correios não transportam.
Verifique os limites de dimensões e pesos.
Verifique aqui as restrições da entrega domiciliária.

Recomendações:

Toda remessa de documento deverá ser acondicionada pelo remetente em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte. . A embalagem pode ser adquirida nos Correios, em outros fornecedores ou fabricada pelo próprio cliente, desde que atenda às condições recomendadas. Para saber mais, veja como embalar sua encomenda.