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Reembolso Postal

Serviço de encomenda da linha econômica para o envio de mercadorias em que o remetente estipula o valor a ser cobrado do destinatário.


Disponibilidade do serviço:

Em todo o território nacional

Quem pode usar: 

Pessoas físicas e jurídicas.

Como funciona

Serviço obrigatório:

Valor Declarado–VD.

Entrega

Local de entrega: 

Na agência dos Correios mais próxima do endereço do destinatário

 

Por que usar este serviço?

- Registro automático; 
Rastreabilidade do objeto pelo site dos Correios ou pela Central de Atendimento aos Clientes;
- Garantia do recebimento e reembolso do valor a ser cobrado do destinatário; 

Cliente Avulso: 
Em qualquer Agência dos Correios.

Precificação do Serviço: 
Para obter o valor da postagem, deve-se calcular o Peso Cúbico e o Peso Bruto do objeto, sendo cobrado o valor correspondente ao de maior peso (Peso Tarifado).

Tarifação:
Para fins de tarifação no serviço Reembolso Postal, os objetos serão classificados em duas categorias: Normal e Impresso.

Prazos de guarda:
Após o prazo de guarda na agência de destino, o objeto será devolvido imediatamente ao remetente.

No destino:
- o objeto ficará disponível ao destinatário por 7 dias corridos em caso de retirada interna.
- o objeto ficará disponível ao destinatário por 30 dias corridos, quando endereçado à Caixa Postal ou Posta Restante Pedida*.

Na devolução:
- o objeto ficará disponível ao remetente por 20 dias corridos em caso de retirada interna, devolvido à Caixa Postal ou Posta Restante Pedida*.

Prazo previsto para a disposição do Reembolso Postal na agência de destino:
05 a 17 dias úteis após a data da postagem.

Atenção
Algumas exceções poderão alterar o prazo previsto de entrega. Dentre elas:

     - nas postagens destinadas ao interior dos estados situados na região Norte e em Mato Grosso, o prazo acima poderá ser ampliado, sem prévio aviso, em função das condições climáticas e da precariedade do sistema viário;
     - motivos de força maior (inundações, incêndios etc.);
     - retenção do objeto postal para efeito de fiscalização;
     - retenção do objeto postal por autoridades judiciais;
     - endereçamento incompleto ou incorreto do destinatário;
     - dificuldade de acesso à localidade (transporte irregular ou com baixa freqüência);
     - dificuldade de acesso ao endereço.

Prazo para pagamento do remetente:
Será de até 30 dias, a partir da data de entrega da encomenda e emissão da Notificação de Pagamento – NP.

Atenção
Após 30 dias e até 5 anos da data de emissão da Notificação de Pagamento – NP, o Reembolso somente será pago ao remetente mediante a autorização da Área Financeira da respectiva Diretoria Regional.

Taxa de armazenagem: 
Todos os objetos postados através do serviço de Reembolso Postal, em quaisquer circunstâncias, estarão isentos de cobrança de armazenagem. 

Quem paga a postagem: 
Para o envio do Reembolso Postal no momento da postagem o remetente paga os preços postais, que poderão ser incluídos no valor a ser cobrado do destinatário. 

Opções de cobrança do destinatário: 
O valor a receber do destinatário será definido pelo remetente, desde que obedeça aos seguintes limites: 
a) Somente o valor do objeto; 
b) O valor do objeto mais os preços postais pagos; 
c) Somente os preços postais pagos; 
d) Parte do valor do objeto e/ou dos preços postais pagos. 

Como pagar a postagem:
À vista, no ato da postagem. 

Como pagar o valor do reembolso postal na retirada: 
À vista (dinheiro em espécie). 

Taxa de devolução: 
O Remetente pagará por objeto, os mesmos preços postais pagos na postagem subtraído o ad valorem.

Pagamento de reembolso ao remetente: 
O valor recebido do destinatário será pago ao remetente, em espécie, na agência de postagem da encomenda. 

Restrições:

Verifique quais conteúdo que os Correios não transportam.
Verifique os limites de dimensões e pesos.

Condições de aceitação: 

Os Reembolsos Postais serão aceitos somente se postados com Valor Declarado – VD.

Nas postagens na área da Zona Franca de Manaus e nos municípios de fronteira internacional, as encomendas devem ser apresentadas abertas, para atender a determinações da Receita Federal e órgãos de segurança.

A Nota Fiscal ou Formulário de Discriminação de Conteúdo devem ser acondicionados em envelope plástico transparente auto-adesivo e afixados, preferencialmente, na parte externa da embalagem.

Caso o cliente apresente para postagem o objeto fechado, caberá ao remetente a responsabilidade pelas declarações feitas quanto ao seu conteúdo.

Acondicionamento:

Todo serviço reembolso postal deverá ser acondicionado e fechado, pelo remetente, em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte. A embalagem pode ser adquirida nos Correios, em outros fornecedores ou fabricada pelo próprio cliente, desde que atenda às condições recomendadas: envelopes, caixas, pacotes e rolos feitos de papel, plástico, isopor, madeira ou metal, embrulhados em papel liso e resistente. Para saber mais, veja como embalar a sua encomenda.

Serviços adicionais e complementares: 

Aviso de Recebimento–AR