Você > Correios de A a Z > Entrega Interativa

Entrega Interativa

É o serviço gratuito que permite, por meio de comunicação entre os Correios e seus usuários (remetentes e destinatários) via SMS ou na página de rastreamento no site dos Correios, acompanhar o andamento das entregas de suas encomendas. Futuramente, o serviço permitirá, também, a intervenção por parte do remetente e/ou destinatário para alterar as características de postagem (endereço de destino, por exemplo) durante o percurso da encomenda dentro dos Correios, incluindo as condições que impedem a entrega do objeto.


Disponibilidade do serviço:

O serviço está disponível para todos os objetos postados nos Correios no território brasileiro e para os objetos que foram postados no exterior e estejam sendo nacionalizados pelos Correios, desde que o número de celular informado para o remetente e/ou destinatário seja um número nacional.

Quem pode cadastrar e receber notificações:

Clientes com ou sem contrato, destinatários e/ou remetentes, cujos números dos celulares tenham sidos associados a um código de rastreamento de objeto.

De acordo com o perfil do cliente, ele pode informar o número do celular do remetente ou do destinatário nos seguintes momentos:

meio de informação dos números de celularesTipo de clienteEm que momento?
(Remetente e/ou destinatário) Com contrato Sem contrato Somente na pré-postagem Somente na postagem Somente após a postagem
SARA XML x - x - -
SIGEP Web x - x - -
Agência dos Correios x x - x -
Página de rastreamento
www.correios.com.br/rastreamento
x x - - x
Veja mais para informações técnicas

Características:

Saiba que eventos do Sistema de Rastreamento de Objetos disparam o envio de SMS

Como funciona:

1º.passo: cadastramento dos celulares

O cliente informa celular do remetente e/ou destinatário em um dos momentos a seguir:

- Durante a pré-postagem para clientes integrados via SIGEP Web ou pelo SARA XML (apenas o remetente);

- Durante a postagem na agência, no momento da postagem (apenas o remetente);

- A qualquer momento após a postagem do objeto, na página de rastreamento do Portal Correios (www.correios.com.br/rastreamento) - (remetente ou o destinatário)

 2º. Passo: recebimento das notificações via SMS

Ao atribuir um status a um objeto no Sistema de rastreamento de Objetos dentro da lista de eventos que disparam o envio de SMS, os sistemas dos Correios verificam se há algum número de celular associado ao objeto (destinatário e/ou remetente). Se se tratar de evento que dispare SMS e o objeto tiver número de celular associado, é enviada notificação via SMS.

Este serviço faz parte de um projeto estruturado em três fases. Apenas a primeira está disponível para os clientes: Notificações do status do objeto dentro do fluxo postal via SMS e na página de rastreamento do Portal Correios (www.correios.com.br).

A partir da segunda fase (piloto previsto para Agosto de 2015), o cliente que receber a notificação via SMS terá informações que o sustentarão para a tomada de decisão, como o agendamento da entrega em um próximo dia ou a retirada do objeto em uma das unidades dos Correios.

Por que aderir a esse serviço?

O serviço Entrega Interativa é uma ferramenta dos Correios para aumentar as chances de sucesso na entrega de seus objetos. Além disso, permite que você receba as principais notificações de rastreamento para que você acompanhe a chegada de suas encomendas.

O objetivo dos Correios é criar mais oportunidades de entregar seu objeto ao interagir com o destinatário, reduzindo o volume de tentativas de entrega malsucedidas e de devoluções para os remetentes.

Assim, a partir do momento em que os clientes forem informados sobre a previsão de entrega das encomendas, podem tomar as providências necessárias para que alguém esteja no endereço de destino dos objetos, evitando o insucesso da entrega.

Como faço para receber ou deixar de receber estas notificações?

Para passar a receber SMS dos Correios, você precisa informar o número do seu celular em um dos meios de informação disponíveis, de acordo com o perfil do cliente (com contrato ou sem contrato).

Se você não autorizou o cadastramento do seu celular e/ou se quer deixar de receber SMS dos Correios, envie do seu telefone celular a palavra SAIR para o número 28588. O envio desta mensagem é gratuito e será custeado pelos Correios.

Se você optou por não receber mais notificações e deseja voltar a receber SMS dos Correios, envie do seu telefone celular a palavra ENTRAR para o número 28588. O envio desta mensagem é gratuito e será custeado pelos Correios.

Quanto custa:

O serviço é gratuito e não será cobrado do cliente (remetente e/ou destinatário) que optar por aderir a ele.

 

Restrições:

Por objeto, o cliente poderá cadastrar dois números de celular: um para o remetente e outro para o destinatário. É importante destacar que para cada um destes dois perfis, são enviadas mensagens distintas, afetas a cada parte interessada.

Serão aceitos apenas números de celulares nacionais.

Para sua segurança, as mensagens estão limitadas a textos e não conterão links, endereços de e-mail, propagandas de terceiros, arquivos anexos, solicitação de senha, pedidos de autorização e nem pesquisas, respeitados, todavia, outros serviços aos quais o Cliente tenha aderido e que, pela própria natureza, dependam de sua expressa autorização para serem prestados via celular.

Informações técnicas:

Os números de celulares que receberão SMS da entrega interativa são:

SIGEP WEB:

Números de celulares indicados no cadastro do remetente e no cadastro do destinatário (clientes de aplicativo) ou nas tags <fax_remetente> e <celular_destinatário> (clientes integrados);

Manual do SIGEP Web

SARA XML

Números do telefones indicados nas tags <fax_remetente> e <celular_destinatário>;

Layout formato XML para Postagem Eletrônica no SARA

Na página de rastreamento no Portal Correios

Ao pesquisar o rastreamento de um objeto, os números cadastrados na opção “Receber SMS”.

Caso já exista número cadastrado, não será possível a substituição por outro número.