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Devolução Garantida

É o serviço que assegura a restituição, opcional, ao remetente de objetos postados por meio dos serviços de Impresso Normal, Impresso Especial e Mala Direta Postal cuja entrega ao destinatário, não tenha sido possível. Os serviços citados não têm direito à devolução automática.


Disponibilidade do serviço

Em todo o território nacional

Quem pode usar

Pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, com ou sem contrato.

Por que usar este serviço?

- Atualização no cadastro do cliente;
- Reutilização do material promocional. 

Impresso especial ou mala direta postal

A permissão para uso do serviço deve ser inclusa no contrato.

Impresso Normal

Atendimento em agência, sem contrato e à vista
O interessado assinará um termo de compromisso junto aos Correios, contendo critérios e orientação de chancela de identificação do serviço. 
- os documentos necessários para assinatura do Termo são: CNPJ, contrato social da empresa CPF e CI do representante que assinar o Termo; 
- a numeração do TERMO DE COMPROMISSO será a seqüência estabelecida pela respectiva Diretoria Regional; 
- após a assinatura do TERMO DE COMPROMISSO, é fornecido ao cliente o modelo da chancela de identificação do serviço.

Preços

Pela utilização do serviço não será cobrado qualquer valor do cliente.

- Obrigatoriedade da indicação por parte do cliente do endereço do remetente para devolução; 
-Para a restituição dos objetos ao destinatário é necessária a impressão da chancela de identificação do serviço logo abaixo ou do lado esquerdo da chancela de franqueamento do serviço de distribuição; 
- A utilização da chancela é opcional e deve ser indicada nos objetos somente quando houver interesse na devolução.

- Para Impresso Normal:

a) a impressão deve ser no ângulo superior direito ao anverso do objeto abaixo do espaço destinado ao franqueamento por selo ou máquina;
b) deve constar da chancela na parte externa inferior, o nome da unidade AC (Agência de Correios) ou ACF (Agência de Correio Franqueada), a qual Termo de Compromisso está vinculado, bem como seu número, ano de assinatura e a sigla da DR de origem;
c) as postagem devem ser efetuadas somente na unidade de vinculação. 
- o cliente deve indicar a chancela, por meio de impressão gráfica, etiqueta ou através de carimbo; 
- o cliente deve colocar impresso, em local apropriado e de acordo com o padrão adotado pelos Correios, os motivos da não entrega.

Os procedimentos de postagem são os mesmos previstos para os serviços de impresso especial e Mala Direta Postal.