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Orientação a clientes sobre fraudes envolvendo postagens internacionais

Os Correios têm recebido reclamações de Clientes (remetentes no Brasil) que relatam duas situações que ocorrem após a postagem da remessa internacional:

(1) Compra pelo destinatário no exterior de uma mercadoria no Brasil, cujo pagamento não é efetivamente realizado (compra com cartão de crédito falso/roubado ou o valor é posteriormente estornado);

(2) Recebimento de e-mail informando um possível depósito em seu nome, o qual será liberado após a postagem de uma remessa para endereço no exterior e o envio do respectivo código de rastreamento.

Ao descobrirem que se trata de uma fraude, os remetentes entram em contato com os Correios para solicitar a devolução de sua remessa. No entanto, muitas vezes a encomenda já está no exterior e/ou não é mais possível recuperá-la para devolução. Ademais, há custos a serem pagos pelo remetente quando há possibilidade de devolução da remessa.

Para minimizar esse tipo situação, orientamos os clientes que, nas suas postagens não habituais, certifiquem-se da idoneidade do destinatário (principalmente quando se tratar de uma relação de compra e venda) e/ou pesquisem sobre o endereço de destino, para se assegurarem que não se trata de fraudes, como as relatadas acima.

Vários sites na Internet têm informações adicionais sobre esse tipo de fraude e podem ajudar os remetentes a se precaverem.