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Founds and Losts


 

Acesso ao sistema Achados e Perdidos dos Correios.

Como funciona:

Verifique primeiramente se seu nome consta na relação de achados e perdidos dos Correios. Se constar, anote os dados da agência onde estão seus documentos e vá até a unidade.
Os documentos encontrados são mantidos na agência por 60 dias contados a partir da data em que deram entrada. Após esse período são encaminhados aos órgãos emissores.
No momento da retirada, você deve comprovar que é titular do documento e pagar a taxa (verifique o valor da taxa).


Quem pode retirar os documentos em agências:

O documento será entregue ao proprietário ou representante legal devidamente reconhecido.

O documento de pessoas maiores de 18 anos poderá ser entregue a outra pessoa, desde que o titular do documento autorize por escrito;

O documento de menores de 18 anos somente poderá ser retirado pelos pais ou responsáveis, necessitando, para isso, da apresentação de um documento de identidade;

O menor de 18 anos não pode autorizar outra pessoa a proceder à retirada do documento;

Documentos necessários para a retirada:

Próprio titular do documento:

- Original e cópia do Boletim de Ocorrência.

Representante do Titular:

- Autorização por escrito, assinada pelo dono do documento.
- Identidade do representante ou outro documento oficial.
- Boletim de Ocorrência (original e cópia) relativo à perda do documento.

Onde retirar os documentos:

Os documentos poderão ser retirados nas agências centrais de cada localidade.

Os documentos ficarão nos Correios à disposição dos interessados pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir, inclusive, da data de recebimento do documento na agência em que o documento estará disponível. Após este período, os documentos serão enviados para os seus respectivos órgãos emissores.

Os Correios cobrarão a tarifa para o serviço Achados e Perdidos vigente na data da entrega.
Caso sejam entregues vários documentos, de uma só vez e pertencentes a uma mesma pessoa, deverá ser cobrado este valor uma única vez.

Outras informações:

Os Correios não se responsabilizam pela utilização indevida de documentos extraviados, desde que ocorrida em data anterior à de entrada na Unidade dos Correios e posterior à data de remessa aos órgãos emissores.

A cópia do Boletim de Ocorrência ficará retida na unidade de entrega para salvaguardar a ECT de usos indevidos dos documentos perdidos e retirados.

Quanto à perda dos documentos que permitam a identificação através de foto, além do nome do titular, deve-se solicitar a identificação completa de filiação (pai e mãe). – Quanto à ocorrência de roubo dos documentos, deverá ser checado, também, o Boletim de Ocorrência – BO.

Onde entregar os documentos achados?

Em uma agência dos Correios ou por meio de depósito em caixas de coleta. Os Correios recebem exclusivamente documentos.

Onde se informar sobre os documentos perdidos:

Para saber mais sobre documentos perdidos, acesse a seção Fale com os Correios por telefone na central de atendimento dos Correios ou por solicite informações no site para receber atendimento via e-mail. 

Quanto custa:

Os Correios cobrarão a tarifa para o serviço Achados e Perdidos vigente na data da entrega.
Caso sejam entregues vários documentos, de uma só vez e pertencentes a uma mesma pessoa, deverá ser cobrado este valor uma única vez.

Outros prazos

Os documentos ficarão nos Correios à disposição dos interessados pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir, inclusive, da data de recebimento do documento na agência em que o documento estará disponível. Após este período, os documentos serão enviados para os seus respectivos órgãos emissores.

Restrições:

Objetos em geral (bolsas, carteiras etc.) e cheques, cartões de banco, cartões de crédito, tíquetes e assemelhados não são documentos, e, portanto, não são aceitos pelo serviço de Documentos Achados e Perdidos dos Correios;

Somente os pais ou responsáveis podem retirar o documento de uma pessoa menor de 18 anos. Para isso, deverão apresentar um documento de identidade, bem como o Boletim de Ocorrência relativo à perda do documento.

Os Correios não se responsabilizarão pela utilização indevida de documentos extraviados, desde que ocorrida em data anterior à de entrada no serviço Achados e Perdidos ou em data posterior à remessa aos respectivos órgãos emissores.

Não serão aceitos nas Agências dos Correios, para depósito em Caixa Postal, objetos que não forem postados na Empresa de Correios e Telégrafos - ECT.