Vencedores do ano

Vencedores de 2015

CLIENTE: BANCO SANTANDERsantander

CASE: Amigo de Valor

OFERTA: Amigo de valor – 3º maior programa de arrecadação social do Brasil depois do Criança Esperança e Teleton.

CASE:
Amigo de Valor

AGÊNCIA: Salem

PÚBLICO-ALVO:
BtoB e BtoC funcionários e clientes do Banco Santander.

OBJETIVO:
Aumentar a arrecadação da campanha Amigo de Valor junto a funcionários e clientes do Banco em relação ao ano anterior.

ESTRATÉGIA:
Para incentivar a doação foi desenvolvida uma campanha integrada, multicanal, que envolvia diversas peças de comunicação: filme institucional explicando os mecanismos de incentivo da doação, Mala Direta, posts nas redes sociais, papel bandeja para os refeitórios Santander, adesivação dos prédios da instituição, anúncio em revista interna, e-mail marketing, camisetas e material de divulgação para os agentes multiplicadores da campanha. Explicou-se os descontos obtidos no Imposto de Renda, com infográficos etapa a etapa do incentivo fiscal. A comunicação além de ser lúdica e emocional, era também educativa.

SOLUCÃO CRIATIVA:
O desafio era materializar o conceito da campanha: “Transforme um sonho de hoje em realidade amanhã”. Para isso, criou-se uma comunicação em que as crianças falavam dos seus sonhos lúdicos, como ser astronauta, conhecer os planetas, viajar pelo mundo de barco, conhecer o fundo do mar e participar juntas de uma oficina de arte em que constroem os meios para realizar esse sonho: um grande foguete e um lindo barco. Esses objetos se tornaram ícones da campanha, com animações, feitas de colagens, onde se incentivava as pessoas a contribuírem para essa causa.

RESULTADOS:
Aumento de 22% em relação a 2013 das doações de funcionários e clientes. 28.947 pessoas responderam a ação com contribuição média individual de R$ 232,49 e um ROI de 1.362,85%.

SERVIÇO UTILIZADO:
Mala Direta Postal – DR/Correios/SPM.

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CLIENTE: BMW DO BRASILBMW
 

CASE: Campanha BMW Motorrad Limited Edition GS Trophy 2014

OFERTA: BMW R 1200 GS e R 1200 GS Adventure

AGÊNCIA: Rapp Brasil

PÚBLICO-ALVO: B-to-C – Homens com faixa etária entre 35 e 54 anos.

OBJETIVO: Vender 150 motocicletas por mês, durante 90 dias e gerar leads, além de persuadir o cliente a comprar com antecedência e mantê-lo incentivado por 3 meses até a chegada da motocicleta.

ESTRATÉGIA: A campanha foi dividida em dois momentos: ação de pré-venda e manutenção dos pré-contratos. Na pré-venda buscou-se gerar leads, estimulando-os a garantir um dos modelos da campanha BMW R 1200 GS e R 1200 GS Adventure – levando em conta que são motos caras e que demorariam 03 meses para  chegar. Para isso, o cliente impactado deveria se dirigir a uma concessionária de sua preferência para efetivar a pré-compra mediante sinal. Utilizou-se estratégia de comunicação multicanal, incluindo hotsite com área exclusiva para os compradores, anúncio em revistas, banners em mídia digital, posts em mídias sociais, além de e-mail marketing e Mala Direta. Na manutenção  dos pré-contratos, trabalhou-se com uma régua de relacionamento, com envio de e-mail marketing e Mala Direta/Carta nos 20, 40 e 60 dias após a compra, mantendo e gerenciando a expectativa dos compradores até a chegada das motocicletas.

SOLUCÃO CRIATIVA: A motocicleta era uma edição especial do rally GS Trophy. O conceito da campanha foi “coração aventureiro”. Trabalhou-se com ilustrações de um coração batendo forte, repleto de estradas, riachos, cachoeiras. As ações de comunicação convidavam os prospects e clientes a viver emoções a bordo de uma BMW Motorrad tão exclusiva quanto as aventuras de cada um. O conceito foi reafirmado em cada ação de comunicação.

RESULTADOS:  263 clientes compraram a motocicleta, uma taxa de conversão  de 43% sobre os leads gerados, com faturamento superior a R$ 18 milhões e ROI de 11,66%.

SERVIÇO UTILIZADO: Carta Comercial – DR/Correios/SPM.

 

CLIENTE: EDITORA ABRIL ABRIL

CASE: Clusters funcionam? VEJA responde.

OFERTA: Assinatura de VEJA.

PÚBLICO-ALVO: B-TO-C – Prospects mais propensos a assinar a revista VEJA.

OBJETIVO: Melhorar o retorno das Malas Diretas mensais, vez que se percebeu que quanto maior a frequência de impactos, maior o comprometimento da performance do mailing.

ESTRATÉGIA: Contou com a combinação de um estudo detalhado do mailing, comunicações diferenciadas e oferta exclusiva. Efetuou-se uma Análise de Clusters para identificar grupos homogêneos entre os respondentes das últimas ações de Mala Direta. Efetuou-se a Análise Discriminante para classificar os prospects nos grupos e criou-se um modelo de regressão logística para identificar os indivíduos com maior propensão a assinar a VEJA. Os clusters formados foram submetidos a testes de mailing, de peças, as quais ofereciam o mesmo percentual de desconto para novas assinaturas, que poderia ser feita mediante boleto bancário, contido na Mala Direta, por telefone ou hotsite.

SOLUCÃO CRIATIVA: Criação de peças com layouts e comunicação diferencia, de acordo com o perfil dos clusters. A primeira peça continha comunicação envolvente e layout tradicional, a segunda aproveitou a campanha da VEJA na mídia e a terceira e última peça explorava os grandes acontecimentos de 2014, como a Copa do Mundo, eleições e manifestações populares, focando na importância de ter uma fonte confiável de informação.

RESULTADOS: Aumento em 45% do retorno das ações de Mala Direta. 1.376 novos assinantes. Faturamento incremental de R$ 469 mil e Retorno sobre o Investimento (ROI) de 114%.

SERVIÇO UTILIZADO: Mala Direta Postal - DR/ECT/SPM

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CLIENTE: SAMSUNG DA AMAZÔNIA

CASE: S Pen Premiada Galaxy Note 4SAMSUNG

AGÊNCIA: Ad.Agency

PÚBLICO-ALVO: B-TO-C – Clientes e prospects de 18 a 45 anos que possuem acessórios, smartphones e tablets.

OBJETIVO: Aumentar o fluxo de pessoas nas lojas Samsung no período posterior às festas de fim de ano.

ESTRATÉGIA: A base Samsung foi segmentada e, após a definição do mailing, enviou-se a cada cliente e-mails e Malas Diretas com um número de sorte que poderia ou não estar premiado com um Galaxy Note 4. O vendedor da loja registrava este número em um sistema de resgate e complementava os dados do cliente, alimentando o datamart Samsung, personalizando os números da sorte de cada cliente. Para beneficiar os participantes do programa de relacionamento Note Club, a promoção oferecia chances em dobro a esses clientes.

SOLUCÃO CRIATIVA: As peças da campanha adotaram uma linha que associava o número da sorte à imagem da caneta S Pen, importante diferencial do produto Galaxy Note 4. Como nada é mais poderoso do que se imaginar com um inovador lançamento em mãos, a mala direta da promoção era no formato do Note 4 em tamanho natural. Foram criadas também peças exclusivas para os participantes do programa de relacionamento Note Club, divulgando chances em dobro para cada categoria de cliente, além de peças adaptadas para clientes Fast Shop.

RESULTADOS: Em um mês de ação, 25.139 clientes foram às lojas Samsung para participar da promoção. Uma taxa de resposta de 4,98%. Este fluxo resultou em mais de R$ 7,2 milhões em vendas, com ROI de 2.647%.

SERVIÇO UTILIZADO: Mala Direta Básica – DR/Correios/SPM.