Construa sua oferta

Como construo uma oferta atraente?

Pense nas razões que levarão seus clientes ou prospects a comprar seu produto. Como esse produto poderá beneficiá-los? Por que ele comprará o meu produto e não o de meu concorrente? O que eu quero que os meus clientes façam assim que lerem minha Mala Direta? Sua oferta é motivo para o envio de sua Mala Direta: Construa uma proposta que traduza claramente os benefícios aos seus clientes.

O que deve conter minha oferta?

O cliente ou prospect precisa entender sua proposta e tomar uma decisão. Para que essa decisão seja favorável aos seus objetivos é preciso definir:

- O produto ou serviço;
- O preço e as condições de pagamento;
- A entrega (prazo, custo de frete);
- Garantias (do produto/serviço, de devolução, de troca, etc);
- Brindes, prêmios, amostras, etc. (Caso contemplados na ação)

Dicas

Atrair atenção, criar interesse e gerar resposta: construa sua oferta

Se você cumpriu as etapas de definição de objetivos e seleção do público-alvo, seu próximo passo é definir sua oferta.

Teste sua oferta
Aprenda continuamente com suas campanhas e melhore os resultados.

O que testar?
Público-alvo - faça envios para diferentes públicos e identifique a melhor faixa de retorno;

Oferta - verifique se os melhores resultados são obtidos com desconto ou brinde, por exemplo;

Criação - Avalie o formato com os melhores resultados.

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Aproveite as inúmeras possibilidades da Mala Direta
Aprenda a medir a resposta

 

Defina o melhor momento

Mensagem Certa + Pessoa Certa + Tempo Certo = Ótimos Resultados

Definir o melhor momento para abordar um cliente ou prospect é essencial para obter melhores resultados com a sua Mala Direta.

Como definir o Timing para o envio?

O momento certo para enviar sua oferta depende de algumas questões:

O seu produto e/ou serviço foi pensado para venda em uma determinada época do ano ou pode ser utilizado em qualquer momento? E o seu cliente? Em que época do ano ele pensa em comprar ser produto ou serviço?

Posso ou preciso estimular a compra em momentos diferentes daqueles em que o cliente está mais propenso?

Tenho um calendário promocional já definido com ações para todas as épocas do ano? Após avaliar essas questões, construa um cronograma para a Mala Direta para que sua abordagem ocorra nos momentos em que ele está mais propenso a consumir. Se necessário, crie promoções e ofertas exclusivas para os momentos de baixa demanda para o seu produto ou serviço.

Aproveite datas especiais para o envio da sua Mala Direta

Algumas datas comemorativas apresentam resultados de vendas muito positivos. Os clientes estão naturalmente predispostos a gastar e uma boa oferta pode capturar a sua atenção. Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, dentre outras, são datas que você deve considerar em seu planejamento.

Outras datas importantes:

- Lançamentos de coleção, liquidação, participação em feiras e eventos;
- Aniversário do cliente: além das felicitações, que tal enviar uma oferta exclusiva?
- Histórico de compras: a primeira compra, o aniversário do primeiro contrato, etc.

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Mensure os resultados

Todos os resultados de sua campanha podem ser medidos. Com isso você aprende sobre seus clientes e prospects e melhora sua próxima ação com Mala Direta.

Como medir o resultado da minha Mala Direta?

Tenha em mente os objetivos definidos para a ação. O que você esperava atingir como resultado? Vários aspectos da sua campanha podem ser medidos, incluindo:

- Taxa de resposta: não é apenas a venda do produto ou serviço. Quantos clientes ligaram? Quantos clientes se cadastraram na promoção? Quantos clientes responderam à pesquisa? Quantos clientes foram à loja levando o cupom promocional encaminhado?

- Retenção: Se você enviou a oferta para clientes existentes, quantos continuaram com você? Quantos estão satisfeitos depois do envio da Mala Direta?

- Vendas: quantos clientes compraram respondendo à oferta da Mala Direta? Lembre-se de incluir um código para diferenciá-los. Quantos prospects compraram?

- Mudança de comportamento: quantos clientes dentre os impactados passaram a pagar o produto de forma sugerida? Quantos deixaram de comprar mensalmente e passaram a fazê-lo semanalmente?

- Captura de dados adicionais: quantas novas informações dos clientes e prospects você obteve? Ao inserir uma pesquisa com carta resposta, você tem essa possibilidade.

- Favorabilidade à Marca: se a sua campanha foi focada em construir ou reposicionar uma marca, verifique por meio de pesquisas a evolução da favorabilidade comparando o grupo de clientes/prospects que recebeu a Mala Direta e um grupo que não recebeu.

- Prepare-se para a resposta: Se você definiu claramente os objetivos, selecionou criteriosamente o público-alvo, construiu uma boa oferta, tem grandes chances de atingir seus resultados.

E se o cliente quiser comprar?

- Deixe claro na Mala Direta quais são os canais para a resposta;

- Prepare seus canais. Verifique se o Call Center tem informações corretas sobre a ação e se são necessários mais atendentes no período da ação;

- Afine o discurso dos vendedores em sua loja;

- Atualize seu site.

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