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Fidelizar Clientes

CASE: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Especialidade: Campanha - Vendas - B2C

Veja como a Peugeot fez para fidelizar seus clientes, utilizando mais a sua rede de concessionárias para executar os serviços de manutenção dos veículos:

Objetivo/problema: Melhorar a percepção de preço das concessionárias da marca, incentivando a fidelidade na realização de serviços na rede Peugeot, principalmente depois do período da primeira revisão e aumentar em 8% do fluxo nas concessionárias para a realização de serviços.
Público-alvo: Clientes que compraram carros dos modelos 206, 207 e 307, entre o 10º a 30º mês após a compra. Desta forma, foram impactados clientes que já fizeram a primeira revisão (em torno do sétimo mês) e também clientes mais antigos, que são mais propensos a experimentar oficinas independentes. O total de impactos foi de 13.504

Solução: Tinha muito a ser dito sobre os planos de serviços e produtos oferecidos pela Peugeot e para serem sucintos e ao mesmo tempo atrativos, foi criada uma mala direta em formato de disco que ao ser girado revelava os preços e planos promocionais por meio de janelas. Além disso, para estimular a ida às concessionárias, foi ofertado um check-up gratuito exclusivamente para clientes da marca e aqueles que realizassem serviços ganhavam uma caneca térmica com o logo da Peugeot.

Resultado:
Total de respostas: 4.939, taxa de resposta: 37%, Retorno sobre o Investimento: 527%.
Durante o período da campanha, foi observado aumento na média de visita às lojas em 12%, ou 530 clientes adicionais.

 

CASE: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Especialidade: Campanha - Vendas - B2C

Veja como o Citibank fez para aumentar a receita de seus clientes atuais, fortalecendo a idéia de que a segmentação aliada à mídia tradicional da mala direta traz ótimos resultados: atinge o público correto, com a oferta correta.

Objetivo/problema: Estimular o uso do cheque especial Citibank acima do nível médio de utilização.
Público-alvo: Clientes que tenham utilizado o valor mínimo de R$ 500,00 no cheque especial dentro do mês de março de 2009. Total de impacto: 63.000.

Solução: Foi feita uma peça simples, de baixo custo. Além disso tinha que ter perfil didático pois a oferta era de difícil assimilação, assim, foi feita a analogia com uma escada rolante de shopping que, simultaneamente mostra a utilização do cheque especial aumentando, enquanto que os juros descem.

Resultado:
Respostas – 9.450;
taxa de resposta: 15%, ROI: 11.800%.