Sua empresa > Comércio eletrônico > Como calcular preços e prazos de entrega em sua loja on-line

Como calcular preços e prazos de entrega em sua loja on-line

A informação correta sobre preços e prazos de entrega das encomendas adquiridas em sua loja virtual é fundamental para o sucesso da venda. Se você utiliza os serviços SEDEX, e-SEDEX, SEDEX10, SEDEX 12, SEDEX Hoje e PAC dos Correios, a melhor forma de obter essas informações é a partir de um web serviço oferecido gratuitamente pelos Correios

O webservice de cálculo remoto de preços e prazos de encomendas dos Correios é destinado aos clientes SEDEX, e-SEDEX e PAC que necessitam calcular o preço e o prazo de entrega de uma encomenda em seus websites, de forma personalizada.

Os clientes que não possuem contrato de encomenda com os Correios podem usar esta ferramenta, porém os preços apresentados serão os praticados no balcão da agência.

Para dar maior flexibilidade, os Correios oferecem quatro formas de consulta:

 

Exemplos de uso

Protocolos de Acesso e de Resposta

Webservice 
A consulta utiliza a tecnologia webservices – coleção de protocolos e padrões usados para troca de informações entre aplicações Internet.

Lojas virtuais 
Sistemas corporativos

Acesso e resposta via XML, SOAP e WSDL - protocolos de webservices

Resultado XML 
A consulta retorna os dados em formato XML, para livre tratamento das informações pelo cliente.

Lojas virtuais
Sites de empresas

Acesso via post
Resposta padrão XML

Resultado página do cliente 
A consulta transfere as informações de resposta para uma página do cliente, por ele especificada.

Sites de empresas

Acesso via post
Resposta via get

Resultado página dos Correios 
A resposta vem numa página dos Correios, em formato de página pop-up.

Call-centers

Acesso via post
Resposta em página dos Correios

XML: eXtensible Markup Language
SOAP: Simple Object Access Protocol
WSDL: WebServices Description Language

A tecnologia web service consiste numa interface de programação web que agrega protocolos e padrões comuns usados para troca de informações entre aplicações Internet, de maneira simples, ágil e de fácil conexão com as principais linguagens de programação utilizadas em lojas on-line.

No web service dos Correios, você pode informar as características da encomenda (como dimensões e peso) e os serviços de entrega desejados. O web service fará o cálculo dos respectivos preços e prazos, para que você os apresente na cesta de compras da loja.

Para conhecer os detalhes técnicos do web service para cálculo de preços e prazos, acesse www.correios.com.br/webservices.

Cálculo do preço: entenda e saiba antes o custo de sua postagem

Desde 2011, os serviços de encomenda dos Correios passaram a ser precificados pelo peso cúbico. O peso cúbico, diferente do peso físico em quilogramas, considera o volume da encomenda.

Por quê?

O custo de transporte leva em conta o volume das encomendas transportadas, e não apenas o seu peso físico (ou real). Por este motivo, adotou-se o preço cúbico como uma forma de equilibrar a relação peso x espaço ocupado pela carga transportada, e que já constitui prática de mercado no transporte aéreo no Brasil e no exterior.

Como é calculado o peso cúbico?

O peso cúbico de uma encomenda é calculado pela seguinte fórmula:

(C x L x A)/6.000*

Onde:

            A = Altura do objeto (em centímetros)

            L = Largura do objeto (em centímetros)

            C = Comprimento do objeto (em centímetros)

            6.000 = coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais adequada e
            comercialmente justa à cubagem de aeronaves, conforme recomendado pela 
            IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas.

O resultado será o peso cúbico da encomenda.

Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 10 kg, será atribuído o peso físico (ou real). Para encomendas com peso cúbico maior que 10 kg, valerá o maior resultado após a comparação dos resultados entre o peso físico (kg) e o peso cúbico (C x L x A)/6.000. Então, sendo um pacote de 5,5 kg de peso físico, com as dimensões 70x60x10/6.000 que resultam um peso cúbico de 7 kg, o peso considerado para precificação será o físico, de 5,5 kg. Para o caso do peso cúbico ultrapassar o limite de 30 kg será cobrado valor adicional.

 

Exemplo 1 Encomenda com as dimensões: 50 cm X 60 cm X 15 cm e pesando 9 kg: 50 cm x 60 cm x 15 cm / 6000 = 7,5Kg cúbicos => isenta de peso cúbico; portanto, será cobrado peso físico = 9 kg.

Exemplo 2 Encomenda com as dimensões: 43 cm X 28 cm X 52 cm e pesando 15 kg: 43 cm X 28 cm X 52 cm / 6000 = 10,434Kg cúbicos => considera-se o peso cúbico para comparar com o peso físico e aplica-se o maior entre eles. Neste caso, será cobrado o peso físico = 15 kg.

Exemplo 3 Encomenda com as dimensões: 55 cm X 31 cm X 40 cm e pesando 7 Kg: 55 cm x 31 cm x 40 cm / 6000 = 11,36 Kg cúbicos => considera-se o peso cúbico para comparar com o peso físico e aplica-se o maior entre eles. Neste caso, será cobrado o peso cúbico = 11,36Kg.