Enviar e Receber > Encomendas > Logística Reversa

Logística Reversa


Logística Reversa

logística reversa-p.png

A logística reversa é o processo de retorno de mercadorias (ou documentos), que ocorre quando é solicitada a troca ou a devolução de um item recebido.

Seja qual for o motivo, a Logística Reversa dos Correios é a solução ideal (fácil, prática e confiável) para devolução de documentos e mercadorias.

Confira quais são as modalidades desse serviço.

Logística reversa domiciliar
Coleta domiciliar da mercadoria (ou documento) de retorno no endereço indicado pelo cliente para processo logístico reverso.

Logística reversa simultânea domiciliar
Substituição da mercadoria (ou documento) por meio de coleta e entrega simultâneas no endereço indicado pelo cliente.


Logística reversa em agência
Postagem em uma de nossas agências da mercadoria (ou documento) de retorno. Um e-ticket é gerado para autorizar a postagem sem custos para o remetente.

Características da LR domiciliar:


Somente para clientes com contrato


Permite agendamento da coleta


Disponibilidade conforme área de cobertura.
Consulte aqui.

 
Coleta em dias úteis, de segunda a sexta


Aceita SEDEX


Aceita PAC


Características da LR simultânea domiciliar:


Somente para clientes com contrato


Permite agendamento da coleta


Disponibilidade conforme área de cobertura.
Consulte aqui. 

 
Coleta em dias úteis, de segunda a sexta


Aceita SEDEX


Aceita PAC

 

Características da LR em agência:


Somente para clientes com contrato


Em dias úteis, de segunda à sábado*


Disponibilidade em qualquer agência dos Correios.
Consulte aqui. 



Aceita SEDEX


Aceita SEDEX 10

Aceita PAC

*Conforme horário de funcionamento da agência.

Logística reversa simultânea em agência
Substituição da mercadoria (ou documento) por meio de entrega e retirada simultâneas em uma de nossas agências.

Características LR simultânea em agência:


Somente para clientes com contrato


Em dias úteis de segunda a sábado*



Disponibilidade em qualquer agência dos Correios.


Aceita SEDEX


Aceita SEDEX 10


Aceita PAC

*Conforme horário de funcionamento da agência.

Como solicitar o serviço

O pedido pode ser feito em qualquer horário e dia da semana.
- Pedido Unitário: realizado via internet no Portal Correios, mediante login e senha;
- Pedido em Lote: realizado via servidor FTP, mediante troca de arquivos.
- Processamento on-line: realizado via integração Web Service. Entre em contato com um atendente comercial.

 O que é

A Logística Reversa atende às necessidades dos consumidores de devolução ou troca de mercadorias e documentos por desistência, reparo ou descarte comprados em fabricantes, comerciantes ou assistências técnicas.

Logística Reversa em Agência – LRA
É o processo logístico reverso no qual a postagem da encomenda para devolução é realizada pelo consumidor nas agências dos Correios.

No momento da postagem, o remetente da encomenda informa ao atendente da agência o Código de Autorização de Postagem (E-ticket) fornecido pela contratante para utilização do serviço.

Logística Reversa Simultânea em Agência – LRSA
É o processo logístico reverso em que a postagem da encomenda para devolução é realizada em uma agência simultaneamente à entrega do produto substituto;
A entrega do novo produto está condicionada à postagem/devolução da mercadoria que está em posse do consumidor. Quando o novo produto chega à agência  é enviado um aviso de chegada ao destinatário para que ele compareça dentro do prazo estabelecido para a troca;

Logística Reversa Domiciliar – LRD
É o processo logístico reverso no qual a coleta da encomenda para devolução é realizada em dias úteis, de segunda à sexta-feira, no endereço indicado pela contratante;
Nos casos em que o acesso do carteiro não for permitido no endereço solicitado, a unidade transformará o pedido de coleta em E-ticket e o consumidor fará a postagem na agência.

Logística Reversa Simultânea Domiciliar – LRSD
É o processo logístico reverso em que a coleta da encomenda de retorno ocorrerá somente quando a unidade dos Correios receber a encomenda substituta (novo produto);
Consiste na coleta do produto de retorno simultaneamente à entrega do produto substituto. A entrega do novo produto está condicionada à coleta/devolução do objeto que está em posse do consumidor.
Características da entrega:


 Quem pode utilizar este serviço?

O serviço é prestado mediante contratação dos serviços de encomendas dos Correios (SEDEX 10, SEDEX e PAC).

 Como funciona?



1 - O consumidor entra em contato

Consumidor entra em contato com o vendedor para trocar ou devolver o produto por motivo de desistência, reparo ou descarte.



2 - O vendedor gera o pedido de LR

O vendedor escolhe a modalidade de Logística reversa que quer utilizar e gera uma autorização de postagem em uma agência ou solicita a coleta domiciliaria ao consumidor;

O pedido pode ser feito em qualquer horário e dia da semana.




3 - O Correios recebem o item para devolução

Conforme a modalidade de Logística Reversa autorizada pelo vendedor, o consumidor realiza a postagem do produto em uma agência ou solicita a coleta no endereço indicado.



4 - Logística reversa efetuada com sucesso!

Os Correios entregarão o item para devolução no endereço indicado, conforme prazo de entrega contratado pelo vendedor e de acordo com o que foi tratado com o consumidor.


 Dúvidas, recomendações e restrições

O custo da postagem ou coleta é de quem está autorizando o serviço. Não há nenhuma cobrança ao consumidor/remetente;

Serviço disponível apenas para clientes com contrato de encomendas (SEDEX 10, SEDEX E PAC);

O cliente também pode autorizar o remetente a utilizar as embalagens dos Correios.