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Logística Reversa – Perguntas Freqüentes

O que é a Logística Reversa?

Serviço de remessa de mercadorias ou documentos em devolução, sem ônus ao remetente, para serem entregues exclusivamente no endereço que o contratante indicar. O serviço pode ser prestado com coleta domiciliar do objeto ou por meio de Postagem Autorizada em Agências.

Quais as modalidades do Correios Logística Reversa?

Para facilitar ainda mais o processo de devolução das empresas, a Logística Reversa dos Correios oferece o seguinte leque de opções:

  • Logística Reversa Domiciliar – Coleta de documentos e mercadorias porta a porta em mais de 2000 cidades.
  • Logística Reversa em Agência (e-Ticket) – Autorização de postagem de encomendas na rede de agências próprias.
  • Logística Reversa Simultânea – Coleta domiciliar de encomendas em mais de 2000 cidades, simultânea a entrega de produto substituto*.

Além disso, em operações especiais de grande porte, pode ser agregada a atividade de preenchimento de check list*.

* Inicialmente disponível para clientes das regiões Sul e Sudeste.

Quais os principais segmentos atendidos pelo Correios Logística Reversa?

O serviço é indicado para empresas que atuam no comércio eletrônico, vendas diretas, telefonia celular e eletrônicos, nos casos de devolução, troca de produtos no período de garantia ou que necessitem de assistência técnica não disponível em todas as localidades do país.

Quais os benefícios que o serviço trará para a sua empresa?

  • Comodidade, facilidade e rapidez no processo de devolução de mercadorias adquiridas remotamente pelos clientes do contratante;
  • Monitoramento on-line do fluxo dos pedidos;
  • Ampliação da cobertura de vendas sem necessidade de abertura de filiais;
  • Melhoria do relacionamento pós-venda.

Quais são as modalidades de encomendas que podem ser utilizadas pela Logística Reversa?

A devolução de mercadorias poderá ser feita pelo SEDEX, e-SEDEX ou PAC. Vale lembrar que a sua empresa precisa ter um desses contratos para usar a Logística Reversa.

E como fazer um pedido de Logística Reversa?

O serviço poderá ser solicitado no site dos Correios no endereço:
http://www.corporativo.correios.com.br/encomendas/servicosonline/

Para facilitar a colocação de lotes de pedidos, o nosso sistema admite a importação de arquivo XML com os registros gerados a partir dos sistemas da sua empresa.

Os registros de pedidos de coleta ou de autorizações de postagem podem ser feitos em qualquer horário e dia da semana.

Em quais dias da semana a coleta domiciliar é realizada?

A Logística Reversa de encomendas é realizada em dias úteis, de segunda a sexta.

Qual é o preço do serviço?

A precificação da Logística Reversa considera a modalidade de encomenda contratada, os eventuais serviços opcionais adquiridos e o valor correspondente ao serviço de coleta domiciliária.

Qual é o prazo para a realização das coletas?

O serviço prevê até duas tentativas de coleta, sendo a primeira realizada no seguinte prazo:
– Até D+1 nas cidades com mais de 50 mil habitantes.
– Até D+2 nas cidades com menos de 50 mil habitantes e que sejam atendidas por coleta domiciliar.

A Logística Reversa Domiciliar é realizada em todos os municípios brasileiros?

Não. O serviço está disponível nas capitais e principais cidades brasileiras, que juntas totalizam mais de 2000 cidades.

Os Correios avisam o remetente se o objeto não for coletado na primeira tentativa?

Sim. Quando a primeira tentativa de coleta do objeto for mal sucedida, os Correios comunicarão o fato ao remetente, avisando-o que efetuarão a segunda tentativa de coleta. O cliente que solicitou a coleta poderá monitorar as coletas pelo sistema SCOL.

A coleta do objeto será feita em escritório ou domicílio?

Sim. A Logística Reversa é um serviço de coleta porta a porta, que garante a coleta do objeto no endereço indicado pelo remetente (salas comerciais, lojas, apartamentos etc.), exceto nos casos em que seja proibido o acesso do carteiro a esses locais.

A coleta das encomendas pode ser agendada?

Sim. O serviço de Logística Reversa permite o agendamento da coleta para a realização em até 30 dias após a efetivação do pedido.

Como funciona a Logística Reversa em Agência?

O cliente com contrato de encomendas acessará um ambiente de “serviços on line” na www.correios.com.br e emitirá um “e-Ticket” autorizando a postagem de encomenda numa agência própria dos Correios. O beneficiário da autorização, de posse do código de Autorização de Postagem, irá até uma agência para efetuar a postagem.

A autorização de postagem tem validade indeterminada?

Não. O cliente com contrato define o prazo de validade, podendo variar de 5 a 30 (trinta) dias.

É possível acompanhar o pedido cadastrado?

Sim. Basta acessar www.correios.com.br/encomendas e informar o número do pedido de coleta ou da autorização de postagem.

Os pedidos de Logística Reversa podem ser relacionados com as Ordens de Serviços ou Protocolos de Atendimento?

Sim. Basta informar o código de controle no campo “Controle do Cliente”, que consta na tela de solicitação de pedidos. Essa funcionalidade facilitará o acompanhamento do processo de devolução e o atendimento das equipes de pós-venda.

Para mais informações, acesse

http://www.correios.com.br/encomendas/logis_reversa.cfm
ou ligue para 0800570100.

OS CORREIOS TÊM OS MELHORES SERVIÇOS DE ENCOMENDAS PARA APROXIMAR VOCÊ DE SEUS CLIENTES.

E, AGORA, VICE-VERSA.

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