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Orientações Gerais

CADASTRAMENTO NAS AGÊNCIAS DOS CORREIOS

A partir de 08/06/2020, o Balcão do Cidadão irá apoiar no cadastramento de beneficiários para recebimento do Auxílio Emergencial. Além disso, os Correios realizarão também a consulta ao resultado da análise de concessão do benefício. 
O Auxílio Emergencial aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República é um benefício de R$ 600 para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), já que muitas atividades econômicas foram gravemente afetadas pela crise.
O papel dos Correios nesse processo é a realização de cadastro presencial ao cidadão que queira solicitar o Auxílio Emergencial do Governo Federal e encontra dificuldade para o fazer por meio dos canais digitais.
O cadastramento é gratuito e o cidadão deve atender aos critérios definidos pelo Governo para recebimento. 

ATENÇÃO!
 
1)    O pagamento será realizado APENAS pela Caixa Econômica Federal. Os Correios não farão pagamento do benefício.
2)    A consulta de resultado é possível APENAS para cadastramento realizado nos Correios.

Quem poderá solicitar o benefício?

Pessoas físicas que possuam CPF e que estejam em condição de vulnerabilidade no que se refere ao acesso aos meios digitais de solicitação do benefício Auxílio Emergencial.
(Se você não possui CPF ou precisa regularizá-lo, também pode fazê-lo nas agências dos Correios, a um custo de R$ 7,00).

Veja se você tem direito e quais os pré-requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Autônomos informais;
  • Mães provedoras da família;
  • Estrangeiros que residem no Brasil;
  • Trabalhadores informais, inscritos no CadÚnico;
  • Mães adolescentes, ainda que menores de 18 anos;
  • MEI ou contribuinte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS);
  • Não receber benefício previdenciário, assistencial (exceto Bolsa Família), seguro-desemprego;
  • Pessoas com: Renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou Renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00);

Medidas preventivas

Os Correios ressaltam as medidas preventivas tomadas nas agências para o período de pandemia:

  • Reforço do controle do fluxo de atendimento
  • Organização dos clientes de modo a manter a distância recomendada
  • Painel de acrílico nos guichês de atendimento
  • Reforço nos procedimentos de limpeza
  • Cuidados extras de higiene
  • Desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos, para evitar o contato físico.

E, com intuito de preservar a segurança de todos, foi estabelecido o calendário abaixo para solicitação do cadastro nas agências, conforme o mês de aniversário do cidadão:

Dia da semanaSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
Mês de aniversário do cidadão           Janeiro
Fevereiro                
Março
Abril                     
Maio
Junho                    
Julho
Agosto
Setembro                    
Outubro
Novembro                                     
Dezembro                                                                     

Organização das Filas: para o conforto e manutenção da qualidade do atendimento prestado, comunicamos que o atendimento será realizado por meio de distribuição de senhas, devendo os clientes aguardar em fila única, mantendo o distanciamento de pelo menos 1,5 m dos demais. Havendo fila 1 (uma) hora antes do horário de encerramento do atendimento ao público, será cessada a entrega de senhas, a fim de evitar aglomerações e garantir que todos sejam atendidos. Caso novos clientes venham a entrar na fila após a entrega de senhas, os mesmos serão orientados a retornar no dia seguinte ou próximo dia útil.