Portal dos Correios

Selos

Estampilha postal destinada ao franqueamento de correspondências, podendo, também, ser objeto de colecionamento. Saiba mais sobre selos no Espaço da Filatelia (http://blog.correios.com.br/filatelia/)


Disponibilidade do serviço:

Está disponível em todas as Agências de Correios do País. São usados no franqueamento de cartas, cartões postais e impressos, destinados ao Brasil ou ao exterior. Suas imagens divulgam datas comemorativas ou aspectos da cultura nacional e são colecionáveis.

Quem pode adquirir:

Pessoas física (pagamento à vista)
Pessoa jurídica (pagamento à vista ou a faturar, mediante contrato).

Benefícios dos Selos:

  • Podem ser utilizados para franquear correspondências ou como elementos de coleções filatélicas.
  • Auxiliam na divulgação de aspectos da cultura nacional.
  • Contribuem para o estabelecimento de intercâmbio entre pessoas e agremiações filatélicas.
  • Possibilitam o encaminhamento de correspondências mais personalizadas, por meio da utilização de selos com formas ou ilustrações que sejam adequadas ao conteúdo da correspondência

 

Tipos e Emissões de Selos:

Bloco Comemorativo
Conjunto formado por um ou mais selos impressos em pequena folha que podem ser usados em separado ou no conjunto para o porte de correspondências ou colecionismo.

Cartela Olho de Boi
Lâmina de papel dobrável em duas partes iguais, contendo a impressão, em relevo seco, do desenho do selo “Olho-de-Boi” e a logomarca dos Correios. É utilizada para montagem de peças filatélicas com finalidade promocional e/ou comercial.

Quadra
Conjunto de quatro selos unidos pelo picote, sendo dois superiores e dois inferiores, emitidos na mesma data.

Selo Comemorativo
Selo postal alusivo à comemoração de data de destaque nacional ou internacional, com tiragem limitada.

Selo Especial
Selo postal não relacionado à data comemorativa, alusivo a motivo de interesse público e de repercussão nacional ou internacional, com tiragem limitada.

Selo Mídia
Selo postal, com tiragem limitada, destinado à difusão de informação de tendências atuais, relacionadas a evento, personalidade, fato ou campanha, de impacto e relevância no cenário nacional ou internacional, com ou sem caráter comemorativo;

Selo Personalizado
É uma modalidade de emissão de selos postais, solicitada e paga pelo cliente, a partir de imagens de seu interesse, aplicadas em folha base de 12 selos, com ou sem vinheta, conforme sua escolha. A ilustração dos selos podem conter imagens de fotos de pessoas, de animais, marcas de empresa, produtos, logotipos ou obras de cunho artístico, desde que os direitos autorais pertençam ao cliente. Os pedidos e o pagamento são realizados em uma Agência dos Correios.

Selo Promocional
Selo postal destinado a estimular a divulgação de ideias, fatos ou campanhas específicas - em âmbito nacional e sem caráter comemorativo - idealizadas pelos Correios ou efetuadas em parceria com outras instituições.

Selo Regular
Também conhecidos como ordinários ou definitivos. Selo postal com tiragem ilimitada, podendo ocorrer impressões sucessivas a partir de uma mesma arte.

Série
Emissões sucessivas de selo postal com o mesmo tema, e motivos variados, com editais específicos, lançadas em momentos distintos, finitas ou não.

Se-tenant 
Conjunto de dois ou mais selos, picotados ou não, que apresentam artes contínuas. Para o colecionismo, estes selos não devem ser separados. A origem do nome vem do francês e significa “o que não se separa”.

Sextilha 
Conjunto de seis selos unidos pelo picote.

 

Características dos selos postais brasileiros:

  • Apresentam motivos originais; 
  • Possuem elevada concepção artística; 
  • Apresentam beleza e harmonia de imagens; 
  • Adequam as imagens aos temas das emissões a que se referem; 
  • São impressos com técnicas aprimoradas; 
  • Estimulam a inovação filatélica com a emissão de selos com formatos diversos (quadrados, redondos, triangulares), tintas e vernizes especiais, técnicas diferenciadas de impressão (ofsete, talho doce, relevo seco, micro letras etc.) e efeitos sensoriais, como aroma, imagem 3D, luminescência e outros; 
  • Possuem aceitação nacional e internacional.

Como se faz um selo:

Sugestão de motivo para emissão de selos

Qualquer pessoa pode sugerir um motivo para emissão de selos. As propostas para emissões devem ser encaminhadas, com justificativa, por carta ou pela internet, até o dia 30 de novembro do ano anterior à realização da reunião da Comissão Filatélica Nacional (CFN), para o endereço:

Gerência de Filatelia
SCS Quadra 4 – Bloco A – 2º Andar
70304-915 Brasília - DF

Ou pela internet: http://www2.correios.com.br/selos/selos_postais/vota_selo/default.cfm

Tratamento das sugestões recebidas

Após o fim do prazo para recebimento das sugestões, a Gerência de Filatelia analisa as propostas recebidas com base nos critérios para emissão de selos, conforme estabelecido pela Portaria nº 3063/2018 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Critérios para análise das sugestões recebidas pela Gerência de Filatelia

  • Priorizar acontecimentos como centenário, sesquicentenário (150 anos), bicentenário etc. (datas redondas).
  • Observar um intervalo de pelo menos 50 anos antes de repetir uma comemoração já efetuada.
  • Evitar emissões referentes a datas fúnebres, sempre homenageando personalidades na data de seu nascimento.
  • Vetar emissão de selos em homenagem a instituições de caráter privado, político, religioso, empresas comerciais ou industriais.
  • Analisar os pedidos de emissões para aniversários de cidades, considerando sua importância histórico-cultural.
  • Optar por motivos específicos de possível interesse para os mercados nacional e internacional.
  • Eleger motivos inéditos de preferência.
  • Referenciar as emissões comemorativas e especiais à:
      1. Eventos culturais, artísticos, científicos, históricos e religiosos, de repercussão nacional e mundial;
      2. Congressos, conferências e reuniões de interesse internacional, compatíveis com as normas em vigor;
      3. Divulgação de ações governamentais;
      4. Homenagem a personalidades e vultos pátrios já falecidos;
      5. Divulgação de competições esportivas de repercussão nacional e internacional;
      6. Promoção do Turismo Nacional;
      7. Valores da cidadania, dos direitos humanos, da solidariedade e de assuntos relacionados ao bem-estar da humanidade;
      8. Assuntos relacionados à preservação do meio ambiente, da fauna e da flora em extinção, das reservas ecológicas nacionais e a ações preservacionistas.

 

As sugestões recebidas que não se enquadram nesses critérios serão descartadas.  As propostas com enunciados deficientes ou justificativas incompletas serão objeto de pesquisa e, se estiverem dentro dos critérios estabelecidos, terão seus textos atualizados e incluídos no caderno de propostas.

É de responsabilidade e competência da Gerência de Filatelia a organização e condução dos procedimentos necessários para a realização da CFN.

Formatação do Caderno de Propostas

As sugestões que atendem aos critérios de emissão de selos serão apresentadas no caderno de propostas nos seguintes agrupamentos:

  • Grupo Focal I (Meio Ambiente, Fauna e Flora);
  • Grupo Focal II (Cultura, Esportes e Outros);
  • Grupo Focal III (Datas Comemorativas e Personalidades) e
  • Grupo Focal IV (Artes, Arquitetura e Turismo).

 

Reunião da Comissão Filatélica Nacional – CFN

A Comissão Filatélica Nacional é o colegiado que escolherá 8 motivos que farão parte do Programa Anual de Selos, dentre aqueles apresentado no Caderno de Propostas. São membros fixos e obrigatórios da CFN um representante do: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF, Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos – ABCF e da Casa da Moeda do Brasil - CMB. Participam, ainda, representantes dos Correios e, a critério da Gerência de Filatelia, representantes de órgãos governamentais e artistas plásticos.


Aprovação do Programa de Selos Postais - PSP

Os motivos escolhidos pela CFN, acrescentados das emissões Série América - UPAEP, Mercosul, Natal, Série Relações Diplomáticas e Selo Mídia são enviados ao MCTIC para aprovação. Após sua homologação, a relação é devolvida aos Correios. 

Elaboração da Programação Filatélica Nacional pela Gerência de Filatelia

Os Correios recebem o PSP aprovado pelo MCTIC e a Gerência de Filatelia definirá as características técnicas de cada emissão (data de lançamento, tiragem, número e forma de apresentação dos selos, local de lançamento, valor etc.). Cada emissão pode ter um ou mais selos, em diferentes formas de apresentação, de acordo com a escolha dos detalhes técnicos definidos para cada motivo. A partir desse planejamento, e seguindo o cronograma, as artes são enviadas à Casa da Moeda do Brasil, no Rio de Janeiro, para produção.

Quantidade de Emissões Comemorativas e Especiais por Ano

EMISSÕES COMEMORATIVAS E ESPECIAIS

 

QTD

CFN

8

Mercosul

1

Upaep – Série América

1

Natal

1

Emissões Conjuntas - até

2

Série Relações Diplomáticas - até

2

Cota Correios – Selo Mídia até

4

Cota Ministerial - até

8

Total de emissões por ano (máximo)

27

 

Onde comprar:

 

Quanto custa:

Cada emissão de selo comemorativo, especial, personalizado, mídia e regular tem um valor facial específico, atribuído de acordo com os portes da Tabela Tarifária, para uso nos diversos serviços, segundo interesse dos Correios. O valor unitário e a imagem de cada selo podem ser consultados em: http://blog.correios.com.br/filatelia no menu “emissões”. Ou na loja virtual dos Correios (preço por folha).

Formas de Pagamento:

Compras nas Agências dos Correios
  • Dinheiro em espécie
  • Cartões de Crédito e Débito: Visa, Mastercard e Dinners.
  • Cheque, aceito conforme norma específica dos Correios.

 
Compras na Agência de Correios de Vendas a Distância – ACVD/RJ

  • Cartões de Crédito: Visa, Mastercard e Dinners.
  • Cheque, apenas para os “filatelistas correntistas” cadastrados.

 
Compras a Faturar

  • Somente para clientes pessoa jurídica, mediante contrato a ser feito na Gerência Comercial, da Superintendência Estadual (SE).

 
Compras na “Correios On Line”(INTERNET)

  • Cartões de Crédito e Débito: Visa, Mastercard e Dinners


  • A quantidade de emissões de selos regulares (comuns ou definitivos) obedece às necessidades operacionais, como o porteamento de correspondências, e não está incluída no limite estabelecido na Portaria 3063/2018, restrito a selos comemorativos e especiais.
  • Sobre Selo personalizado: verificar item esse específico sobre Selo personalizado.
  • Os Correios emitem Editais Filatélicos para tornar públicos e oficializar os lançamentos de selos;
  • Pertencem aos Correios a propriedade e os direitos de reprodução de todos os modelos de selos de suas emissões, inclusive as artes-finais, que compõem o acervo da empresa;
  • Toda e qualquer reprodução de selos postais só poderá ser efetivada com a autorização expressa dos Correios.