Governo > Justiça > Encomendas e Logística > Mensageria Postal

Mensageria Postal

 

Mensageria Postal é o serviço composto por atividades de coleta (recepção), tratamento e distribuição de objetos postais e documentos entre os setores do cliente, com disponibilização de recursos humanos, infraestrutura, transporte e gestão da informação (sistema corporativo).

O serviço é uma solução logística que compreende o gerenciamento de informações, a troca de documentos, processos e objetos postais nas unidades do cliente. Essa prestação de serviço pode envolver entregas externas em unidades subordinadas e vinculadas do cliente que deverão estar previamente definidas em contrato.

Abrange objetos inseridos no privilégio postal da União (a maioria) e outros objetos postais do regime concorrencial.

O serviço de Mensageria Postal tem como foco atingir um mercado que envolve órgãos públicos dos 03 setores: Judiciário, Legislativo e Executivo como também, empresas e instituições privadas de diversos segmentos de atuação.

Clientes do setor público (governos, prefeituras, secretarias, empresas/órgãos públicas) e clientes do setor privado (shopping center, bancos, edifícios comerciais e empresariais, universidades).

O serviço de Mensageria Postal dos Correios é executado nas seguintes modalidades:

  • Mensageria Postal Local (in house): Dedicada a um único cliente e realizada num único e mesmo endereço, admitida a extensão a áreas contíguas desse endereço, no caso de condomínios prediais, pólos produtivos comerciais ou industriais, campus ou similares;
  • Mensageria Postal Metropolitana: Dedicada a um único cliente e realizada entre suas dependências em mais de um endereço, limitada a um Município ou Região Metropolitana (serão consideradas Regiões Metropolitanas aquelas definidas por leis estaduais ou federais);
  • Mensageria Postal Intermunicipal: Dedicada a um único cliente e realizada entre suas dependências em mais de um endereço em mais de um município, limitada a um único estado.
  • Mensageria Postal Integrada: É a integração entre dois ou mais serviços distintos de Mensageria Postal, de diferentes clientes;
  • Mensageria Postal Compartilhada: Modalidade excepcional, com as mesmas características espaciais da modalidade Local (in house), mas contemplando situações de arranjos produtivos entre diferentes pessoas jurídicas, sendo uma delas, aquela com as quais as demais mantêm vínculo, a responsável pelo contrato com a ECT.

Possui como principais benefícios:

    Redução dos custos com recurso humano: Mão-de-obra especializada cedida pela ECT;
     
    Redução dos custos com transporte: Veículos e motoristas cedidos pela ECT (estrutura dedicada);
     
    Gestão da informação: Sistema de registro e rastreabilidade dos objetos tramitados;
     
    Padronização do sistema de controle do fluxo de objetos tramitados;
     
    Maior segurança e sigilo no tratamento das informações tramitadas;
     
    Agilidade, regularidade e segurança na distribuição das remessas.