Governo > Justiça > Encomendas e Logística > Logística Reversa

Logística Reversa

É o serviço de remessa de documentos e mercadorias em devolução, sem ônus ao remetente, para serem entregues exclusivamente no endereço indicado pelo Órgão Público, podendo ser uma localidade diferente do endereço de sua sede.

A Logística Reversa é solicitada pelo cliente Órgão Público no site dos Correios, em ambiente com acesso exclusivo, mediante informação de login e senha. No ato da solicitação, deve ser escolhida a modalidade em que o documento ou mercadoria será postado, estando disponíveis os serviços de SEDEX, PAC e SEDEX 10, este desde que as localidades de origem e destino estejam habilitadas. O cliente pode também autorizar ou não a utilização de embalagens pelo remetente. Nesse ambiente restrito, o Órgão Público pode acompanhar as informações detalhadas das coletas e postagens, por meio de relatórios customizados.

Permite a coleta do objeto em domicílio ou a postagem em agência por meio de autorização de postagem (e-ticket) e está disponível em 4 modalidades: Domiciliar, Simultânea Domiciliar, em Agência e Simultânea em Agência:

Domiciliar – A coleta é realizada no endereço indicado pelo Órgão Público, admitindose duas tentativas de coleta em dias úteis consecutivos e permite o agendamento da coleta para realização em até trinta dias após a efetivação do pedido, sempre a critério do Órgão Público. Ampla área de cobertura, que pode ser consultada no site http://www.correios.com.br/encomendas

Simultânea Domiciliar – A coleta é realizada no endereço indicado pelo Órgão Público, mediante a entrega simultânea da mercadoria ou documentos a serem substituídos, para retorno ao endereço também por ele indicado.

Em Agência – (e-Ticket) – Essa modalidade permite a postagem em agências próprias em todo país, por meio da apresentação de um Código de Autorização de Postagem, por parte do remetente do objeto. O cliente Órgão Público emite essa autorização, determina os dados de endereçamento tanto do remetente quanto do destinatário e autoriza o remetente a enviar-lhe o objeto ou documento, informando-lhe o Código de Autorização de Postagem.

Simultânea em Agência: processo logístico reverso, realizado em uma Agência de Correios Própria, que consiste na postagem do produto de retorno simultaneamente a entrega do produto substituto em uma Agência Própria dos Correios.