e-CARTA

É uma solução completa de comunicação, criada para atender às necessidades de empresas e órgãos públicos de envio de documentos oficiais, tais como citações judiciais, comunicados e multas, que exigem sigilo no processamento de conteúdo e comprovação da entrega ao destinatário.


Disponibilidade do serviço:
Em todo o território nacional  

Quem pode usar:
Pessoa Jurídica, mediante contrato. 

Características:

  • Modalidades
  1. e-Carta Registrado
  2. e-Carta Registrado com Aviso de Recebimento Digital
     

Benefícios Oferecidos

  • Garantia de proteção às transações on-line e à troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica, mediante certificação digital;
  • Captação eletrônica do arquivo com dados fixos e variáveis em formato digital, diretamente do repositório do cliente (servidor), para posterior tratamento eletrônico e produção da mensagem;
  • Tratamento eletrônico do conteúdo do arquivo para produção da mensagem;
  • Desenvolvimento de leiaute de formulário pelos Correios em conjunto com o cliente;
  • Estrutura dedicada de suporte ao negócio;
  • Contrato Múltiplo específico para o serviço e-Carta ou Anexo a contrato existente.
  • Preços diferenciados em função do volume;
  • Solução completa, com fornecedor único;
  • Potencial redução de custos para o cliente (recursos humanos e materiais);
  • Impressão de mensagens postais com ou sem Aviso de Recebimento - AR Digital;
  • Isenção da Cota Mínima Mensal de Faturamento nos seis primeiros ciclos de faturamento. 

Como funciona: 

Serviços Básicos

  • Captação e tratamento eletrônicos de dados fixos e/ou variáveis;
  • Transferência de arquivos e troca de informações via FTPS (File Transfer Protocol Secure);
  • Produção de mensagens monocromáticas (cor preta e suas tonalidades),em papel A4 (21 × 29,7);
  • Auto envelopamento e/ou inserção;
  • Registro;
    Triagem, encaminhamento e distribuição;
  • Entrega Domiciliar;
    Rastreamento na postagem e na entrega;
  • Aviso de Recebimento Digital na modalidade e-Carta Registrado com AR Digital;
  • Digitalização e armazenamento (por um mês) do AR (físico e/ou lógico);
  • Retorno das informações

Serviços adicionais sem ônus

    • Certificado Digital (ICP-Brasil), atachado ou desatachado;
    • Criptografia;
    • Inserção de imagem na mensagem como foto, logomarca etc.;
    • Posta Restante Caída (prazo máximo de 20 dias);
      Devolução imediata após 3ª tentativa de entrega;
    • Eliminação do AR Digital após armazenamento, mediante autorização do cliente. 

Serviços adicionais com ônus

  • Aviso de Recebimento Digital;
  • Mão Própria (MP);
    Interrupção do Tratamento Eletrônico;
  • Interrupção da Produção das Mensagens;
  • Armazenamento Lógico (mês adicional)¹;
  • Armazenamento Físico (mês adicional)¹. 

¹disponível para a modalidade e-Carta Registrado com AR Digital e limitado a 180 dias. 

Condições de aceitação 

Cumprir as orientações constantes na Matriz de Regras e na Ficha Técnica do serviço. 

Observar as regras para produção de mensagens e suas diferentes características:

  1. Mensagem com auto envelopamento pode ser do tipo duplex (uma folha com duas páginas impressas) ou multiplex (limitada a cinco folhas impressas);
  2. Mensagem com inserção em envelope pode ser do tipo simplex (uma folha com uma página impressa), duplex (uma folha com duas páginas impressas) ou multiplex (sem limite de folhas impressas).
  3. Gerar lotes distintos para mensagens com inserção e auto envelopamento;

 

Forma de entrega:

O e-Carta possui entrega domiciliar, de segunda a sexta, em todos os municípios do Brasil. 

Aplicam-se os mesmos prazos de entrega estabelecidos para o serviço Carta Comercial Registrada. 

Consulte aqui os prazos de entrega da Carta Registrada. 

Tentativas de entrega 

Haverá 3 (três) tentativas de entrega em dias úteis seguidos. 

Sendo impossível a entrega devido à casa fechada ou ausência de pessoa civilmente capaz, a mensagem cairá em Posta Restante, ou seja, ficará disponível para retirada na agência mais próxima do endereço do destinatário, durante vinte (20) dias corridos, salvo quando o contratante optar pela devolução imediata, mediante definição na Ficha Técnica do serviço.

A entrega no balcão da unidade postal é feita apenas ao próprio destinatário, ou a pessoa por ele autorizada, desde que comprove a transferência da responsabilidade e apresente documento de identificação com foto.

Se a entrega não for possível por outros motivos, a mensagem será devolvida de imediato. 

Mensagens destinadas à área rural ou de risco serão entregues exclusivamente na Agência Própria dos Correios mais próxima do endereço do destinatário.

Indicações

Indicado, prioritariamente, para empresas e órgãos públicos no envio de documentos oficiais, tais como citações judiciais, comunicados, cartas de cobrança e multas, que exigem sigilo no processamento do conteúdo e comprovação de entrega ao destinatário. 

Por que usar este serviço? 

Outros valores agregados ao serviço e facilidades oferecidas 

  • Entrega no endereço do destinatário em todos os municípios brasileiros;
  • Preço básico único para as seguintes operações: captação, criptografia, certificação digital, tratamento eletrônico e localizador do arquivo lógico, produção, impressão, auto envelopamento/inserção, franqueamento, registro, blocagem, postagem, distribuição, rastreamento da mensagem, garantia de devolução das mensagens não entregues e informações sobre a entrega da mensagem e, quando for o caso, dos motivos da não entrega;
  • Durante a produção, cada objeto passa a ser identificado por um código (número de controle), com o objetivo de realizar a gestão da qualidade;
  • Indenização por atraso na entrega;
  • Possibilidade de fornecimento antecipado de etiquetas de registro ou por demanda;

Quanto custa:

Para definição do preço do serviço contratado, consideram-se a quantidade de folhas a serem produzidas por mensagem e o volume de postagem negociado.

Prazos previstos de entrega:  

Aplicam-se os mesmos prazos de entrega estabelecidos para o serviço Carta Comercial Registrada. 

Consulte aqui os prazos de entrega da Carta Registrada. 

Onde solicitar 

Clientes com contrato, por meio do Consultor Comercial dos Correios.

Clientes sem contrato, por meio dos Contatos Comerciais de cada Estado. 

Como pagar

Mediante fatura

Indenização

  • Por extravio, espoliação ou avaria (total ou parcial): os Correios devolverão os preços postais e serviços adicionais pagos e o valor relativo à indenização constante na Tabela de Preços e Tarifas de Serviços Nacionais, vigentes na data de solicitação de pagamento da indenização;
  • Por atraso na entrega: haverá devolução de 30% do valor da postagem, exceto os valores referentes aos serviços adicionais adquiridos.
     

A indenização ocorrerá somente mediante registro de reclamação.

Para mais informações clique aqui. 

Recomendações:

Para utilização do serviço, de forma que sejam garantidos todos os benefícios propostos, é indispensável que o cliente possua meios próprios para transmissão dos dados para os Correios. 

Restrições:

Não é permitida a produção de mensagens para postagem posterior, nem de mensagens com características que diferem do lote enviado e do acordado na Ficha Técnica do serviço.

Certificado Digital (ICP-Brasil)